A chamada Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91), que completa sua maioridade nesta sexta-feira, 24, é uma emenda que garante a reserva de 2% das vagas da empresa a cada 100 empregados comuns. Apesar da obrigatoriedade legal, no Estado de São Paulo (SRTE/SP), apenas cerca de 100 mil portadores de deficiência foram contratados nos últimos 8 anos.
Porém, os números vem aumentando consideravelmente, conforme pesquisa divulgada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo o número de contratados cresceu 16,2% desde 2001, e muitas empresas passaram a adotar a Lei de Cotas para preencherem suas vagas. De acordo com o SRTE/SP, hoje existem cerca de 10.908 no Estado, com um total de 123.467 vagas em aberto para deficientes.
A grande dificuldade de contratação acontece por que algumas empresas não conseguem separaro tipo de deficiência para a vaga exercida. Por exemplo: pessoas com deficiência física, se adaptam melhor em departamento administrativos, call center entre outros; enquanto que surdos podem trabalhar com web design, etc.
Segundo o SRTE/SP “a lei prevê a sensibilização e orientação dos empresários com monitoramento mensal das metas de inclusão nas empresas”.
Fonte: SRTE/SP e CNTT
Assessoria de Comunicação da CNTT-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros
Assessoria de Comunicação da CNTT: Mídia Consulte
Redação: transportando@midiaconsulte.com.br – imprensa@cntt-cut.org.br
Fone: 55 + 11 3115-577
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL