A partir da próxima segunda-feira, 27, os ônibus fretados que trafegarem na área de 70 km2 do centro expandido de São Paulo poderá receber até uma multa por hora. A portaria com a restrição à circulação de ônibus fretados das 5h às 21h deve ser publicada na quinta-feira, 23. O objetivo declarado é reduzir em 11% a lentidão do trânsito e aumentar a velocidade dos ônibus urbanos. A proibição vale para ônibus, micro-ônibus e vans que transportem mais de nove passageiros. Quem for flagrado mesmo vazio na área restrita poderá receber uma multa a cada hora por trafegar em local ou horário não permitido, correspondente a R$ 85,13 e quatro pontos na carteira. Em relação ao projeto apresentado no final do mês de junho, a gestão Gilberto Kassab (DEM) fez pequenas mudanças, mas manteve a ideia central, que é proibir o acesso dos veículos à área central. A medida recebeu críticas de especialistas, que apontam que os usuários dos fretados vão preferir usar o carro particular a enfrentar o desconforto do transporte coletivo, aumentando ainda mais os congestionamentos. O governo definiu que poderá conceder autorizações a ônibus fretados por empresas que fiquem dentro da área de restrição e tenham estacionamento próprio. Esses veículos não poderão fazer nenhuma outra parada e terão de instalar GPS (localização via satélite) conectados ao sistema da SPTrans. Atendendo a pedidos de empresas de fretamento, a prefeitura autorizou o acesso ao aeroporto de Congonhas por vias próximas à avenida dos Bandeirantes e criará novos pontos de embarque e desembarque na rua Alvorada e nas estações Parada Inglesa, Vila Madalena, Brás e Barra Funda do metrô. Segundo a prefeitura, serão atingidas cerca de 40 mil pessoas que usam fretados para se deslocar de bairros periféricos e cidades próximas para áreas como os centros financeiros das avenidas Paulista, Faria Lima e Luiz Carlos Berrini. Esses usuários terão de fazer baldeação em pontos predefinidos fora da área de restrição e completar o trajeto por meio do transporte coletivo. A outra opção é trocar o fretado por veículos particulares. A prefeitura fez uma estimativa de que 4.800 pessoas devem completar o trajeto a pé a partir de estações de trem da marginal Pinheiros. Outras 25.500 devem se integrar ao metrô, 2.200 aos trens, 5.500 aos ônibus e 2.000 ao Expresso Tiradentes (ex-Fura-Fila). O secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, disse que no máximo 10% dos usuários dos fretados passarão a usar carros particulares. Para ele, as pessoas podem até dizer que vão preferir ir de carro, mas é só porque elas não querem a restrição aos fretados.
Fonte: Agência Folha
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