O Órgão Especial do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul), por maioria, declarou inconstitucional a Lei 4.474/01, de Santa Maria, que regulava o uso de motocicletas para o transporte individual de passageiros.
A Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra a vigência da lei foi proposta à Justiça pela Federação dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros do Rio Grande do Sul.
Para o relator, desembargador Osvaldo Stefanello, “compete privativamente à União legislar sobre trânsito e transporte”.
De acordo com o magistrado, “o fato de toda e qualquer atividade respeitante a mototáxi se cuidar, de fato, de serviço público de interesse preponderantemente local não significa, por si só, que a matéria atinente a trânsito e transporte prescinda de lei federal, prevendo-a”.
Lembrou também, em seu voto, que o transporte coletivo encontra respaldo no Código de Trânsito Brasileiro. “Já o mesmo não ocorre com o transporte de passageiros por meio de motocicletas, mediante aluguel”, afirmou.
Além disso, Stefanello considerou que embora a iniciativa possua algum cunho social, como a criação de vagas de trabalho, a motocicleta é o meio de transporte mais perigoso que existe. “E acima da questão social, vem, evidentemente, o direito à vida das pessoas”, concluiu.
Fonte: Última Instância - 29 de maio de 2007
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL