Após um ano e três meses de Serra e dois anos e nove meses de Kassab, 87 promessas não foram cumpridas -- 54,04% do total. Só 28 (17,4%) foram integralmente cumpridas. Outras 46 (28,57%), parcialmente, é o que revela um levantamento inédito feito pelo jornalista Alencar Izidoro da Folha de São Paulo. No dia 29 de dezembro, em balanço que fez da gestão, o prefeito relacionou uma série de itens positivos da gestão, mas não se referiu às promessas da campanha.
O programa de governo da chapa Serra-Kassab tem 84 páginas. Na introdução, dizia- se que bons projetos para a cidade não faltam. "O que tem faltado (...) é capacidade de selecioná-los e tirá-los do papel”, disse.Entre as propostas listadas, as áreas de transporte e trânsito ficaram a desejar. Alguns exemplos (leia mais na tabela abaixo) foram o "Disque-Trânsito 24 horas", que o prefeito prometeu criar um novo sistema com ajuda de entidades parceiras para melhorar a divulgação das informações sobre o trânsito em tempo real. No entanto, a administração tucana-demo, apenas melhorou o sistema pela internet, que já existia.
Também não investiu em educação para o trânsito, com ênfase em programas voltados às crianças e aos adolescentes e atenção especial aos direitos dos pedestres, muito menos retomou as negociações para a concessão à iniciativa privada da construção de garagens subterrâneas em áreas públicas e próximas de regiões com maior concentração de tráfego, priorizando a integração com o transporte coletivo.
Outras medidas importantes mas que, infelizmente, ficaram no papel foram a criação do Vale Transporte para desempregados e a lei que garante transporte gratuito aos idosos, a gestantes e aos portadores de deficiência.
As únicas medidas cumpridas pelo prefeito Kassab foram o aumento de impostos e das multas na cidade de São Paulo.
Confira outras promessas que não saíram do papel na gestão Serra-Kassab
Trânsito |
Investir na sinalização, inclusive com painéis de informação variável, para alertar o motorista sobre os pontos de dificuldades de tráfego e as melhores alternativas para evitá-los | Não | |
Trânsito | Vocacionar os agentes da CET mais para a orientação do trânsito do que para a aplicação indiscriminada de multas, sem abrir mão de continuar punindo os infratores | Não | |
Trânsito | Instalar equipamentos e adotar soluções arquitetônicas que facilitem a locomoção dos portadores de deficiência e evitem acidentes de trânsito, como semáforos sonoros, placas em Braille com o trajeto dos ônibus, calçadas rebaixadas nas esquinas e nas faixas de pedestre, etc. | Parcialmente | |
Transporte | Estimular a transferência dos terminais e centros de distribuição de cargas para áreas adjacentes ao Rodoanel e rodovias no entorno da Capital | Não | |
Transporte | Fortalecer o planejamento metropolitano, em parceria com o governo do Estado e demais municípios da região, criando um organismo metropolitano de transportes | Não | |
Transporte | Investir nos eixos viários e linhas de transporte anelares, facilitando a circulação entre as zonas da cidade sem ter que atravessar o centro | Não | |
Transporte | Planejar a circulação das linhas de ônibus de forma a adequá-las aos corredores e ao bilhete único, que permite a integração nos pontos de ônibus e não mais apenas nos terminais |
Fonte: Assessoria de Comunicação da CNTT-CUT com informações do jornalista Alencar Izidoro -Folha-SP.
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