A Fentac-CUT e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárisa (SNEA) realizaram, no dia 18, mais uma rodada de negociação da Campanha Salarial da categoria. Ao todo são cerca de 40 mil dos aeronautas e aeroviários e a data base é 1º de dezembro. Durante a negociação, os representantes do SNEA propuseram à Federação reajuste salarial de 5%.
Esta proposta não contemplou a bancada dos trabalhadores que reivindica 13% de reajuste (que corresponde à correção integral da inflação pelo período da data-base (1o de dezembro) e mais 5% de aumento real).
O SNEA justificou que a incerteza da crise mundial tem assustado as empresas aeroviárias e a expectativa é que em 2009 o setor sofrerá uma retração. A posição foi contestada pelo assessor econômico do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Claudio Toledo. "As entrevistas dos presidentes da TAM e da Gol contrapõem-se à afirmativa do SNEA e apontam um quadro positivo para os investidores e acionistas", disse o assessor.
Nova rodada e mobilização
A Fentac-CUT rejeitou a proposta da entidade patronal e pediu para que as empresas voltem a discutir o índice de reajuste e apresentem uma nova proposta na próxima reunião agendada para o dia 25 de novembro. A Federação orientou os sindicatos filiados a fortalecerem a mobilização junto as suas bases em defesa do reajuste de 13% defendido pelos trabalhadores. Os sindicatos realizarão assembléias, no dia 27 de novembro, nas principais cidades do país.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CNTT-CUT com informações da Fentac-CUT (foto Henrique Lessa)
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL