No ano passado, o morador da região metropolitana de São Paulo se deslocou mais de transporte coletivo do que de qualquer outra forma. Foram 13,8 milhões de viagens diárias em ônibus e trens, contra 11,2 milhões de forma individual, carro e táxi. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (5) pelo Metrô e fazem parte da pesquisa Origem e Destino 2007, realizada em parceria com a CPTM, EMTU, SPTrans e CET.
Os motivos apontados pelo Metrô para este crescimento do transporte coletivo seriam o aumento da renda da população, o crescimento na oferta de lugares e de abrangência do sistema metroferroviário, além da integração entre os sistemas de ônibus e transporte sobre trilhos com o Bilhete Único.
O quadro apresentado na pesquisa 2007 representou uma inversão do que era registrado no estado de 1967 até o início de 2002, quando a participação do transporte coletivo havia caído de 68% para 47%. Nesse período, as viagens individuais tinham subido de 32% para 53%.
No comparativo dos últimos dez anos, 1997 a 2007, o crescimento dessa categoria de transporte foi de quase três vezes. “Houve inversão na curva não porque as viagens individuais tenham caído. O que houve foi um aumento brutal, o triplo, no transporte coletivo”, disse o secretário estadual de Transporte José Luiz Portela.
Viagem a pé e de bicicleta
Ainda de acordo com a pesquisa, do total de 37,6 milhões de viagens diárias registradas na Grande São Paulo, 12, 4 milhões eram realizadas a pé, o que representava 32,9% do total de viagens. Esse número era superior ao de viagens feitas de carro ou táxi. Segundo o Metrô, a principal razão pela escolha de andar a pé ser a “pequena distância” que corresponde a 88,6% das viagens. Dentre as viagens não motorizadas, a pesquisa ressaltou ainda o papel da bicicleta. Em 2007, 345 mil viagens por dia na região metropolitana eram feitas com esse transporte. O número é mais do que o dobro do registrado dez anos antes, de 160 mil. Segundo Portela, esse crescimento seria importante para validar a implantação de bicicletários na Grande São Paulo nos próximos anos. A pesquisa indica que 33% da população da região metropolitana possuem uma ou mais bicicletas. Ainda de acordo com o secretário, a grande preocupação dos ciclistas atualmente está mais voltada em ter onde guardar as bicicletas do que na implantação de ciclovias. Atualmente a capital paulista tem apenas 4,5 km de ciclovias fora da área de parques.
Incentivo
Para incentivar a continuidade deste crescimento do uso do transporte coletivo, o secretário informou que, até 2010, Metrô e CPTM tenham juntos 240 km de trilhos construídos com a transformação de 160 km de trilhos da CPTM em Metrô de superfície. Isso seria praticamente quatro vezes a extensão existente hoje. Para isso, seriam investidos cerca de R$ 19 bilhões. A Pesquisa de Origem e Destino 2007 foi realizada em 214 dias e levou em consideração 30 mil entrevistas feitas em 39 municípios, que foram divididos em 460 zonas da Região Metropolitana de São Paulo.
Fonte: G1
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