Os
rodoviários do Distrito Federal voltaram ao trabalho na manhã de
quarta-feira,27, depois de uma paralisação de 24 horas. A categoria
aceitou um acordo com GDF, que se comprometeu a acelerar o processo
para o fechamento da data-base e arcar com as despesas de rescisão
trabalhistas e cobrar os débitos das empresas.
Apesar do acordo, o Ministério Público do DF e a Ordem dos
Advogados do Brasil (OAB) contestam na Justiça o acordo que prevê
que o governo pague as rescisões. O repasse total é de R$ 120
milhões.
De acordo com o MP, “a má gestão” do contrato por parte dos
empresários não pode gerar despesas aos cofres públicos. Segundo a
ação, as rescisões são de responsabilidade das companhias de
ônibus, que são devidamente remuneradas pela tarifa exigida ao
usuário de transporte público. “Não é razoável nem proporcional que
o contribuinte do Distrito Federal arque com a dívida de empresas
que prestaram durante mais de 40 anos serviço de transporte público
de péssima qualidade, com ônibus velhos e mal conservados e com
tarifas elevadas”, diz o presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha.
Melhor solução
O secretário de Transportes do DF, José Walter Vazquez, disse que o
pagamento da dívida pelo GDF “não é o ideal”, mas que é a melhor
solução para não criar problemas no sistema de transporte. Segundo
ele, o governo vai cobrar a dívida das empresas.
O ex-senador Valmir Amaral (PP), que administra as empresas do
Grupo Amaral, afirmou que tem uma dívida trabalhista de R$ 30
milhões, mas que se opõe ao pagamento por parte do GDF. Segundo
ele, o grupo tem condições de quitar os débitos com os
empregados.
A lei que autoriza o GDF a pagar as dívidas trabalhistas das
empresas de ônibus foi aprovada em 22 de outubro. Na ocasião,
também foi aprovada a abertura de crédito suplementar ao orçamento
no valor de R$ 54 milhões para o pagamento da primeira parcela.
Com informações do G1
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