Movimento "Outubro Rosa" simboliza luta contra o câncer de mama

Durante o mês, acontecerão em todo o País ações de prevenção e combate à doença.


Publicação: 30/09/2013
Imagem de Movimento

O décimo mês do calendário ganha destaque pela campanha “Outubro Rosa”, movimento internacional que simboliza a luta contra o câncer de mama, com estímulo da participação da população, empresas e entidades.
Iniciado nos Estados Unidos, a história da campanha remonta à última década do século passado, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, passando a ser realizado  anualmente na cidade.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominado como Outubro Rosa. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche, etc.
Posteriormente teve início a ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros entre outros espaços, momento importante  para expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A campanha alcançou o mundo de modo bonito, elegante e feminino, com a motivação e união de  diversos povos em torno de tão nobre causa.
No Brasil, o movimento começou no dia 2 de outubro de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Nos anos seguintes outros pontos turísticos foram iluminados de rosa, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Pinacoteca de Santos, Palácio do Planalto, Congresso Nacional, entre outros. Hoje, diversas ações e eventos marcam o mês.

São Paulo também adere à campanha
Pelo quinto ano consecutivo, a Prefeitura de São Paulo participa da campanha “Pense Rosa”, que marca a mobilização pela conscientização sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de mama. Durante o mês de outubro, mês oficial do movimento internacional, serão promovidas ações para que cada vez mais mulheres tenham acesso às informações sobre a realidade atual da doença e a importância do seu diagnóstico precoce.
Coordenada pela ONG Orientavida, o Pense Rosa quer chamar a atenção das mulheres, a partir dos 40 anos, para a importância da mamografia anual, reconhecidamente a melhor forma para a detecção do câncer em sua fase inicial.
De 1º a 15 de outubro, o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) vai iluminar na cor rosa, cinco dos principais monumentos da cidade: Edifício Matarazzo (sede da prefeitura paulistana), Theatro Municipal, Monumento às Bandeiras, o Obelisco (no Parque do Ibirapuera) e a Ponte Estaiada.
Os números sobre a doença são preocupantes no País. De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer, dos 500 mil casos registrados anualmente, cerca de 50 mil são tumores de mama, sendo que um quarto das mulheres tem menos de 50 anos.

 

Com informações do Diário Comércio, Indústria e Serviços e Prefeitura de São Paulo - Matéria atualizada dia 02 de outubro às 18h24

 

 

 



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