O décimo
mês do calendário ganha destaque pela campanha “Outubro Rosa”, movimento
internacional que simboliza a luta contra o câncer de mama, com
estímulo da participação da população, empresas e entidades.
Iniciado nos Estados Unidos, a história da campanha remonta à
última década do século passado, quando o laço cor-de-rosa, foi
lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos
participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova
York, em 1990, passando a ser realizado anualmente na
cidade.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos,
começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à
prevenção do câncer de mama, denominado como Outubro Rosa. Para
sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com
os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram
outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de
câncer de mama), partidas de boliche, etc.
Posteriormente teve início a ação de iluminar de rosa monumentos,
prédios públicos, pontes, teatros entre outros espaços, momento
importante para expansão cada vez mais abrangente para a
população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer
lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A campanha alcançou o mundo de modo bonito, elegante e feminino,
com a motivação e união de diversos povos em torno de tão
nobre causa.
No Brasil, o movimento começou no dia 2 de outubro de 2002, com a
iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado
Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São
Paulo. Nos anos seguintes outros pontos turísticos foram iluminados
de rosa, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Pinacoteca de
Santos, Palácio do Planalto, Congresso Nacional, entre outros.
Hoje, diversas ações e eventos marcam o mês.
São
Paulo também adere à
campanha
Pelo quinto ano consecutivo,
a Prefeitura de São Paulo participa da campanha “Pense Rosa”, que
marca a mobilização pela conscientização sobre a importância da
prevenção e combate ao câncer de mama. Durante o mês de outubro,
mês oficial do movimento internacional, serão promovidas ações para
que cada vez mais mulheres tenham acesso às informações sobre a
realidade atual da doença e a importância do seu diagnóstico
precoce.
Coordenada pela ONG Orientavida, o Pense Rosa quer chamar a atenção
das mulheres, a partir dos 40 anos, para a importância da
mamografia anual, reconhecidamente a melhor forma para a detecção
do câncer em sua fase inicial.
De 1º a 15 de outubro, o Departamento de Iluminação Pública (Ilume)
vai iluminar na cor rosa, cinco dos principais monumentos da
cidade: Edifício Matarazzo (sede da prefeitura paulistana), Theatro
Municipal, Monumento às Bandeiras, o Obelisco (no Parque do
Ibirapuera) e a Ponte Estaiada.
Os números sobre a doença são preocupantes no País. De acordo com
estimativas do Instituto Nacional do Câncer, dos 500 mil casos
registrados anualmente, cerca de 50 mil são tumores de mama, sendo
que um quarto das mulheres tem menos de 50
anos.
Com
informações do Diário Comércio, Indústria e Serviços e Prefeitura
de São Paulo - Matéria atualizada dia 02 de outubro às
18h24
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