Em reunião
com a direção do Sindicato dos Rodoviários, na terça-feira, dia 24,
a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (SEMUT) assumiu o
compromisso de buscar solução para o excesso de multas
injustificadas aplicadas pela Transalvador a motoristas de
coletivo. (Foto:
Sindicato
dos Rodoviários no Estado da Bahia)
As multas se referem a invasão de sinal registradas em semáforos
sem temporizador instalados próximo a pontos de ônibus. Um ônibus
tem 13 metros de comprimento; sem cronômetro o motorista não tem
como avaliar o tempo que falta para o sinal fechar e parte do
veículo acaba sendo flagrado pelo fotossensor.
A SEMUT vai avaliar as sugestões do Sindicato de colocação do
temporizador ou relocação do ponto de ônibus para distância mais
adequada ao tempo de manobra dos veículos. As multas já aplicadas
serão reavaliadas pela Junta Administrativa de Recursos de Infração
(JARI). Por sugestão do secretário José Carlos Aleluia, todas as
infrações de ônibus serão apreciadas, a partir de agora, por uma
JARI específica. Na reunião, ficou acertado que o Sindicato
encaminhará um relatório com os pontos críticos verificados no
trajeto dos ônibus, terminais e finais de linha.
Só este mês foram mais de 300 multas geradas em 19 semáforos sem
cronômetro, três deles na Silveira Martins, Cabula, ponto de origem
da maioria das infrações, no Parque da Cidade, Hospital Santo
Antônio e outros. “Essas multas são injustas porque são causadas
por falha de infraestrutura. Não queremos privilégios, mas que haja
mais critérios na aplicação dessas multas”, enfatiza o presidente
do Sindicato, Hélio Ferreira.
Estações em situação crítica
Os sindicalistas entregaram ainda ao secretário Aleluia um dossiê
sobre a situação crítica das estações da Lapa, Mussurunga e Pirajá.
Banheiros interditados, áreas destinadas aos rodoviários invadidas
por mendigos, buracos nas pistas, matagal no entorno. O diretor de
imprensa Daniel Mota denunciou a favelização da Lapa. “Em cima,
barracas de bebidas e churrasquinho. Em baixo, banheiros imundos. É
uma vergonha para a gestão municipal e para a população”,
afirmou.
O secretário informou que dentro de um mês as Estações de Pirajá e
Mussurunga passarão a ser administradas pela concessionária do
Metrô. A fase de transição começou na quarta-feira, dia 25. Na
Lapa, que continuará sob a administração do município, a reforma já
começou.
Outro ponto da pauta foram os banheiros nos finais de linha,
bandeira de luta antiga dos rodoviários. Até o momento, dos 39
conjuntos de sanitários acordados com a Prefeitura, apenas o
conjunto do final de linha da Sabino Silva, no bairro de Ondina,
foi concluído. “Está bonito, de primeiro mundo, mas precisamos que
os demais final de linha também sejam contemplados”, afirmou
Mota.
CNTT/CUT
com informações do Sindicato dos Rodoviários no Estado da
Bahia
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