SINA debate criação de Plano de Carreira e critica concessão de Confins e Galeão para a iniciativa privada

A categoria realizou o 1º Seminário de Navegação Aérea, em Maceió, (AL).


Publicação: 27/09/2013
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A criação de um Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), a regulamentação da profissão e o combate ao  assédio moral foram os principais temas debatidos no 1º Seminário de Navegação Aérea do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA/CUT), que aconteceu nos dias 25, 26 e 27, em Maceió (AL). O evento reuniu 40 dirigentes que atuam nos 63  aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e nas concessionárias de Guarulhos (GRU Airport), de Campinas (Aeroportos Brasil-Viracoposo) e de Brasília (Inframerica Aeroportos). (Foto: SINA)
O presidente do SINA, Francisco Lemos, conversou com o Portal CNTT/CUT sobre o Seminário que também debate a desmilitarização da aviação aérea, melhores condições de trabalho e investimentos em qualificação/capacitação.
Sobre o anúncio do governo federal das concessões dos aeroportos de Confins (MG) e Galeão (RJ) para a iniciativa privada, Lemos disse que este não é o melhor caminho. “Não é privatizando que o Brasil vai resolver os problemas de infraestrutura dos aeroportos. Sou a favor que empresas construam e administrem novos aeroportos, mas sou contra a entrega dos que já existem”, afirmou.
Para Lemos, essa medida causará precarização no trabalho dos aeroportuários. “A concessão, modernização e a ampliação dos aeroportos com o dinheiro do PAC não podem ser feitas a qualquer preço. Não dá para assumir a gestão praticando trabalho escravo e condições precárias que levam à morte de trabalhadores, como aconteceu nas obras de ampliação do Aeroporto de Guarulhos”, disse referindo-se às denúncias de trabalho escravo feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e Mobiliário de Guarulhos (Sindcongru/CUT) ao Ministério Público do Trabalho que resultou no bloqueio de bens da empreiteira OAS, responsável pelas obras, e da administradora do Aeroporto, a GRU Airport, no valor de R$ 15 milhões cada uma.

Texto base
No término do Seminário, dirigentes do SINA elaboraram um texto base que será apresentado à Infraero e às concessionárias privadas. “Queremos avançar neste debate e esperamos que a estatal e as concessionárias atendam à nossa pauta”, finaliza.

Solenidade de abertura
A mesa da abertura solene do Seminário contou com a participação do presidente do SINA, Francisco Lemos, do diretor administrativo financeiro da entidade e organizador do evento, Samuel Santos, e da presidenta da CUT Alagoas, Amélia Fernandes.
Lemos lembrou das dificuldades de convivência com o pessoal da Navegação Aérea com os demais aeroportuários quando esse setor foi incorporado à Infraero. “Esse pessoal da Tasa não gosta da gente e a gente não deve gostar deles. Mas nunca desenvolvi raiva. Mas sentia uma certa discriminação por que sempre participei das lutas e sempre reivindiquei melhores condições dentro do aeroporto, até que vim para o Sindicato. Acreditava, que o pessoal da Navegação Aérea tinha uma vida de majestade dentro da Infraero. Eles não reclamavam, eles eram quietinhos, eles pareciam militar, eles tinham coronel”, disse ainda sobre as primeiras impressões.
Mas essa impressão não durou muito. No Sindicato, Lemos lembrou ter se encontrado com um dirigente que era da Navegação Aérea e que tinha um comportamento que não se encaixava nem um pouco com o que ele então imaginava. ““O que posso dizer, como fiscal de pátio, é que recebo vocês de braços abertos por que somos todos aeroportuários. Agora, nesta gestão têm 30 dirigentes da Navegação Aérea”.

Viviane Barbosa, editora do Portal CNTT/CUT, com a colaboração de Jéssica Lemos e  SINA/CUT



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