Foi sancionada pela presidenta Dilma, na
terça-feira, dia 4, a nova Lei dos Portos, originada na Medida
Provisória 595, aprovada pelo Congresso Nacional em maio. Dilma
vetou alguns trechos do texto e a íntegra da lei, os detalhes
e as justificativas dos vetos, deverão ser publicados no Diário
Oficial da União (DOU).
A lei estabelece um novo marco regulatório para o setor, abrindo
espaço para concorrência entre portos públicos e privados,
modernizando o sistema portuário para atender o crescente volume de
exportações e o aumento do comércio internacional do Brasil. As
mudanças foram propostas para garantir maior eficiência e
competitividade internacional, traduzidas em menores custos das
operações portuárias, além de estimular investimentos privados para
a expansão das instalações já existentes.
Com o marco regulatório dos portos, a expectativa, segundo estudos
do Governo, é que os investimentos privados cresçam para R$ 40
bilhões, com contratos a serem firmados até 2014.
O prazo para sanção presidencial começou a ser contado no dia 16 de
maio, quando a Presidência da República recebeu o texto aprovado
pelo Congresso Nacional, e terminaria na quarta-feira, dia 5. Por
lei, o presidente da República tem 15 dias úteis para sancionar ou
vetar, total ou parcialmente, a matéria. Cabe ao Congresso examinar
os trechos vetados. O presidente do Senado, Renan Calheiros,
informou que a data de apreciação dos vetos dependerá dos líderes
partidários.
A votação no Congresso
A MP dos Portos começou a ser analisada no Senado menos de 12 horas
antes de perder a validade. Na Câmara, foram mais de 50 horas de
debates. A oposição tentou impedir a votação, ao prolongar os
debates como forma de obstruir os trabalhos. O texto final aprovado
pelas duas casas contemplou 150 alterações em relação à redação
proposta pelo Executivo. A votação foi marcada por intenso lobby
das empresas concessionárias.
Confira, a seguir, os oito pontos previstos na MP 595:
1. Terminais de Uso Privado (TUPs) - Na Lei nº
8.630/93 (Lei dos Portos), os terminais autorizados – denominados
terminais de uso privativo (TUPs) – encontravam-se vinculados à
verticalização da cadeia produtiva, e eram obrigados a movimentar
preponderantemente carga própria.
Agora o titular da outorga poderá movimentar livremente qualquer
tipo de carga, ressalvadas eventuais restrições de ordem pública,
como de segurança, saúde, meio ambiente.
Tal inovação no modelo, baseado na ampliação da infraestrutura e da
modernização da gestão portuária e na expansão dos investimentos do
setor privado resultará no aumento da movimentação de cargas com
redução dos custos e eliminação de barreiras à entrada.
2. Planejamento do Setor Portuário - A MP retoma a
capacidade do Estado brasileiro de planejamento no setor portuário,
redefinindo competências institucionais da Secretaria de Portos e
da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ.
3. Novo Marco Regulatório - A MP garante um aprimoramento do marco
regulatório e uma maior segurança jurídica e, sobretudo, maior
competição no setor, lançando novas bases para o
desenvolvimento do setor portuário nacional, para que se promova a
uma maior participação da iniciativa privada juntamente com o
Estado, na operação dos terminais portuários.
4. Solução para o problema dos contratos vencidos
- A prorrogação de contratos firmados após 1993, foi aprovada
permitindo que a prorrogação dos contratos de arrendamento de
instalações portuárias firmados com base na Lei dos Portos
(8.630/93) seja feita por uma única vez, pelo prazo máximo previsto
contratualmente, condicionada à realização de investimentos.
5. Portos Delegados - O acordo
sancionado na Câmara prevê a possibilidade de o governo transferir
a licitação para a administração do porto, inclusive quando houver
delegação às companhias Docas (Resolvendo a demanda de estados como
de Pernambuco e o seu Porto de Suape).
6. Conquistas dos Trabalhadores – O governo
cumpriu o acordo que firmou com os trabalhadores e aprovou as
propostas feitas pelas federações nacionais dos portuários (FNP),
estivadores (FNE) e demais avulsos (Fenccovib). Dentre as
principais conquistas da classe trabalhadora dos portos
brasileiros, destacam-se: A aposentadoria especial, a
regulamentação da guarda portuária, a multifuncionalidade,
adoção da renda mínima para o trabalhador portuário, o cadastro dos
trabalhadores celetistas, e o reconhecimento de o profissional
portuário é pertencente a “categoria profissional
diferenciada”.
7. Gestão dos Portos - São introduzidas
importantes melhorias na gestão dos portos e da sua infraestrutura
comum, dentre as quais vale destacar (i) a instituição do Programa
Nacional de Dragagem II, com um novo modelo de contratação visando
o incremento de seus resultados.
Para incentivar a modernização do setor o Programa de Investimentos
em Logística (PIL) prevê investimentos de R$ 54,2 bi no setor
portuário brasileiro. Serão investidos R$ 54,2 bilhões para a
modernização dos empreendimentos, a redução de custos e o aumento
da eficiência portuária. Desse total, até 2015, R$ 31 bilhões serão
aplicados em novos em arrendamentos e Terminais de Uso Privativo
(TUPs). Mais R$ 23,2 bilhões serão aplicados até 2017.
8. Aumento da Eficiência – A MP 595 editada pela
Presidente Dilma e aprovada pela comissão Mista e pela Câmara dos
Deputados, se justifica, portanto, por quebrar as “amarras” da Lei
dos Portos (1993), abrindo a possibilidade de novos investimentos
em infraestrutura portuária, capazes de dar vazão ao aumento do
comércio exterior do Brasil.
A redução das tarifas e o aumento da eficiência das atividades
desenvolvidas nos portos brasileiros dependem do aumento do volume
de investimentos públicos e privados e da capacidade de que tais
empreendimentos assegurem a ampliação da oferta de infraestrutura,
permitindo ao país gerar empregos e melhoria das condições de vida
de toda a população.
Com informações do PT no Senado
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL