Guarulhos: Sindicato dos Aeroviários realiza protesto em “defesa da vida”

No dia 1º de maio, um aeroviário da TAM morreu após ter sido perfurado no pescoço por um componente de uma aeronave.


Publicação: 09/05/2013
Imagem de Guarulhos: Sindicato dos Aeroviários realiza protesto em “defesa da vida”

Dirigentes do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru/CUT) fizeram um protesto em defesa da vida e por melhores condições de trabalho e segurança, no dia 6 de maio, no saguão do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica.
O ato chamou atenção para o descaso dos acidentes de trabalho que matou, no dia 1º de maio, um aeroviário da TAM, que teve o pescoço perfurado por um componente de uma aeronave. “De janeiro até agora, este é o segundo acidente fatal que acontece na pista. Este companheiro foi socorrido depois de 27 minutos, enquanto isso, outros colegas tentavam estancar o sangue com toalhas e camisetas, mas infelizmente, ele faleceu”, relata a diretora do Sindigru, Débora Cavalcanti,  trabalhadora na TAM.
Durante o ato, o Sindicato pediu uma reunião urgente com a administradora do Aeroporto, o GRU Airport, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) para propor a criação de um Posto Médico específico de atendimento para os trabalhadores. “Hoje, existe apenas um ambulatório que atende todo mundo dentro do Aeroporto”, adverte Débora.
O Sindigru/CUT aguarda a reunião com as entidades.

Assédio Moral na TAM
O Sindigru tem realizado um trabalho exemplar de combate às práticas vergonhosas e desumanas de assédio moral – situação na qual a chefia/encarregado humilha o funcionário no local de trabalho para cumprir metas -- na companhia aérea TAM. Segundo denúncias, pessoas da chefia e supervisores da companhia têm feito perseguições constantes aos trabalhadores, cronometrando o tempo de ir ao banheiro e o atendimento nas filas de check in. “Uma vez a TAM chegou ao absurdo de promover uma Campanha para eleger o pior funcionário, o funcionário WC e etc! Quando eu conto, as pessoas não acreditam de tão absurdo que a situação é. Neste caso, funcionários denunciaram ao Sindicato e fizemos um protesto para acabar com este desrespeito”, conta a diretora Débora.
Segundo a sindicalista, o assédio moral é nocivo à saúde do trabalhador e estudos comprovam que ele pode desencadear doenças, como depressão. “Já nos reunimos com a TAM que se comprometeu a fazer cursos com os supervisores/gerentes. Mas isso não têm resolvido o problema. Estamos atentos e os aeroviários vítimas desta prática covarde podem nos procurar. Nós defenderemos seus direitos”, finaliza.

Viviane Barbosa, editora do Portal da CNTT-CUT - matéria atualizada às 11h26



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros