Administração do governo tucano dificulta a operação Metrô 24h

O transporte metroviário durante todo o dia é uma reivindicação de trabalhadores, sindicatos e entidades.


Publicação: 22/03/2013
Imagem de Administração do governo tucano dificulta a operação Metrô 24h

Na quarta-feira, dia 20, foi debatida a oferta do sistema de transporte metroviário 24 horas por dia. O debate foi promovido pelo petista Luiz Claudio Marcolino e a deputada Leci Brandão do PCdo B, na Assembleia legislativa, com a presença de sindicalistas, usuários e lideranças de movimentos sociais, entre outros.
No início dos debates, Marcolino, autor de Projeto de Lei que institui a operação do Metrô por 24 horas em todos os dias, informou aos presentes sobre a demanda apresentada pelos trabalhadores nos setor financeiro, comércio, bares, e restaurantes entre outros setores. O parlamentar apresentou ainda estudo que mostra o crescimento da arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. (ICMS) e as liberações de empréstimo junto á instituições financeiras nacionais e internacionais, autorizadas pela Assembleia Legislativa, num total de R$16 bilhões, para investimentos no Metrô.
Marcolino informou que fez uma indicação ao governo para que, enquanto isso não seja possível, que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) disponibilize linhas que cubram o trajeto dos trens.
Para o secretário de Comunicação do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Ciro Moraes, “o projeto de Marcolino é muito bom, desde que tivéssemos mais linhas, mais trens e mais funcionários”, observou.
Apesar dos apelos da sociedade e dos representantes sindicais, o presidente do Metrô, Peter Walker, e o secretário dos Transportes Metropolitanos do governo de São Paulo, Jurandir Fernandes, não compareceram à audiência pública, que contou apenas com a participação do gerente de manutenção do Metrô de São Paulo, Milton Joia, os trens urbanos da quarta maior metrópole do mundo nunca funcionarão 24 horas. Segundo ele, o intervalo de paralisação total do sistema, de 3 horas e 30 minutos, é equivalente aos melhores sistemas metroviários do mundo: Tóquio e Seul. Conforme Joia, o único metrô 24 horas do mundo é o de Nova York, cuja rede permite o transporte dos passageiros aos principais destinos mesmo com o desligamento parcial de trechos para a manutenção.

Como informações do PT ALESP



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