A 1ª Plenária Nacional dos Trabalhadores do Ramo de Transportes da CUT inicia os trabalhos neste sábado, dia 23 de fevereiro. Organizada pela CNTT-CUT, o evento, que termina amanhã, reúne cerca de 100 delegados e delegadas de cerca de 130 sindicatos dos transportes filiados à CUT em todo o país. O evento está acontecendo no Hotel Votorantim, localizado à Rua Capitão Augusto Franco, 159, em Sorocaba.
Nesta manhã participam da análise de conjuntura nacional e estadual o presidente da CUT/SP, Edílson de Paula, e o Secretário Geral da CUT/SP, Adi dos Santos Lima.
Temas da Plenária
De caráter não estatutário, a Plenária vai discutir temas inerentes aos trabalhadores do transportes, como: Análise de Conjuntura Política e Econômica; Análise dos Modais de Transportes; Eleições Sindicais; Campanha Salarial Unificada; Avaliação da Atuação da CNTT e Concepção Política e Prática de Nossas Entidades.
Segundo o presidente da CNTT-CUT, Paulo Estausia (Paulinho), a expectativa da Plenária é valorizar o intercâmbio e identificar os principais problemas, visando propor soluções para os trabalhadores que trabalham nos modais de transporte (trilhos, marítimo, terrestre, aéreo e nas áreas de apoio).
Paulinho também afirma que, além de discutir a importância de realizar uma Campanha Salarial Nacional Organizada, a CNTT-CUT vai intensificar a luta pela fiscalização da nova legislação que determina o controle da jornada de trabalha dos caminhoneiros, ou seja, 8 horas diárias, 44 semanais. Inédita no Brasil, a nova medida entrou vigor em dia 21 de janeiro e foi concedida pelo juiz Ângelo Henrique Peres Cestari, da 1ª Vara do Trabalho de Rondonópolis, no Mato Grosso, que acatou do Ministério Público do Trabalho (MPT).
“Nós apoiamos a decisão da Justiça que determina a jornada para 8 horas diárias, 44 semanais, e vamos nesta Plenária reforçar junto aos nossos sindicatos filiados a importância de fazer valer a nova lei”, finaliza.
Novas filiações
A CNTT-CUT está ampliando a sua representatividade em todo o país. A Confederação CUTista representa cerca de 700 mil trabalhadores do transporte de todo o país. O presidente da CNTT-CUT, Paulo Estausia, que também preside o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Sorocaba, participou deste último final de semana da filiação de quatro novos sindicatos de trabalhadores rodoviários situados em Presidente Prudente, Campo Grande (MT) e Corumbá. “São cerca de 20 mil trabalhadores representados por estes sindicatos e estamos felizes pela sua filiação à CUT”, concluiu.
Solenidade de Abertura
A solenidade de abertura, realizada na noite de sexta-feira, contou com a presença do presidente da FENTAC-CUT (Federação dos Trabalhadores da Aviação Civil) Celso Klafke -- também vice-presidente da CNTT-CUT-- do presidente da CNTT-CUT, Paulo Estausia, do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT) e de dirigentes dos sindicatos filiados de todo o país.
Arlindo recebeu, em junho de 2007, da CNTT-CUT um documento de reivindicações dos trabalhadores do transporte da CUT. Uma das principais é a criação de uma legislação federal que obrigue as empresas de transporte de cargas a colocarem rastreadores via satélite nos caminhões em todo o país. O presidente da Câmara assumiu compromisso com a CNTT-CUT de que proporá uma Comissão de Trabalho para discutir o tema com profundidade.
Fonte: Viviane Barbosa - Assessora de Comunicação da CNTT-CUT
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL