Mais uma vez, o trem para Guarulhos

O Portal da CNTT-CUT divulga artigo do ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, sobre a antiga promessa de levar o metrô para Guraulhos. Confira:


Publicação: 24/07/2012
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O Portal da CNTT-CUT divulga artigo do ex-prefeito de Guarulhos, secretário-Geral Nacional do PT e vice-presidente da Fundação Perseu Abramo, Elói Pietá, sobre a antiga promessa de levar o transporte sobre trilhos à cidade de Guraulhos. Confira:

Mais uma vez, o trem para Guarulhos
O governador Geraldo Alckmin acaba de prometer nesta semana ao prefeito Almeida, no Palácio dos Bandeirantes, que para 2014 teremos pronto o Expresso Aeroporto e o Trem de Guarulhos. Em discurso feito em 2 de maio último, o governador anunciou que vai lançar no final deste ano de 2012 o edital para licitar a obra, inicialmente prevista para custar R$ 1,2 bilhão.
Sempre a gente recebe bem as boas notícias, e assim o fazemos neste caso. O problema é que a renovação sistemática, pelo mesmo governador, da mesma boa notícia, nos obriga à cautela.
Logo que Alckmin assumiu pela primeira vez o governo, após o falecimento do titular Mário Covas, eu era prefeito, e tive a felicidade de ouvir esta boa nova do atual governador, lá no Palácio dos Bandeirantes. Para mim aquele foi um grande momento, pois eu vinha batalhando para convencer o governo do Estado neste sentido desde 1992, quando, deputado estadual, apresentei emenda ao Orçamento do Estado para alocar recursos que desenvolvessem estudos e projeto desta obra.
Em 2001 ainda não se cogitava que o Brasil seria sede da Copa do Mundo em 2014, e que São Paulo seria o lugar escolhido para a abertura da Copa.
A boa nova, tantas vezes renovada, agora tem este novo e forte argumento para que se materialize.
Precisa saber qual grupo empresarial aceita e seja habilitado a construir e operar esta parceria público privada. A licitação, ainda não feita, o dirá. Precisa assinar o contrato com as fontes de financiamento. Precisa instalar o canteiro de obras; começar a fazer os túneis em São Paulo partindo da Estação da Luz até o Brás; colocar os dormentes, trilhos, e rede de energia da nova linha que vai correr paralela à atual Linha 12 Safira, da CPTM; renovar a sinalização desta linha que o Trem de Guarulhos vai compartilhar; iniciar as obras de transposição do Rio Tietê e o elevado que vai correr ao longo da rodovia Hélio Smidt; iniciar a adaptação das estações da Luz, do Brás, do Tatuapé, de Engenheiro Goulart; começar as novas estações do Cecap, dos Terminais 1 e 2, do Terminal 3 do Aeroporto; comprar os trens; contratar e treinar o pessoal.
Tudo para que na Copa do Mundo o Aeroporto de Guarulhos vire aeroporto de primeiro mundo. Compare-se com outra obra voltada à Copa de 2014, o Itaquerão ou Arena Corinthians: já está com 40% das obras realizadas.
 O Brasil é a sexta economia do mundo. Há 33 países que têm seus 121 principais aeroportos ligados por ferrovia às grandes cidades que servem.
O maior aeroporto do Brasil tem que dar este passo adiante. O governo do Estado de São Paulo há muito nos deve que o Expresso Aeroporto e o Trem de Guarulhos venham para o mundo real!

*Elói Pietá, ex-prefeito de Guarulhos, é secretário-Geral Nacional do PT e vice-presidente da Fundação Perseu Abramo.



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