O Portal da
CNTT-CUT divulga artigo do ex-prefeito de Guarulhos,
secretário-Geral Nacional do PT e vice-presidente da Fundação
Perseu Abramo, Elói Pietá, sobre a antiga promessa de levar o
transporte sobre trilhos à cidade de Guraulhos.
Confira:
Mais uma vez, o trem
para Guarulhos
O
governador Geraldo Alckmin acaba de prometer nesta semana ao
prefeito Almeida, no Palácio dos Bandeirantes, que para 2014
teremos pronto o Expresso Aeroporto e o Trem de Guarulhos. Em
discurso feito em 2 de maio último, o governador anunciou que vai
lançar no final deste ano de 2012 o edital para licitar a obra,
inicialmente prevista para custar R$ 1,2 bilhão.
Sempre a
gente recebe bem as boas notícias, e assim o fazemos neste caso. O
problema é que a renovação sistemática, pelo mesmo governador, da
mesma boa notícia, nos obriga à cautela.
Logo que
Alckmin assumiu pela primeira vez o governo, após o falecimento do
titular Mário Covas, eu era prefeito, e tive a felicidade de ouvir
esta boa nova do atual governador, lá no Palácio dos Bandeirantes.
Para mim aquele foi um grande momento, pois eu vinha batalhando
para convencer o governo do Estado neste sentido desde 1992,
quando, deputado estadual, apresentei emenda ao Orçamento do Estado
para alocar recursos que desenvolvessem estudos e projeto desta
obra.
Em 2001 ainda
não se cogitava que o Brasil seria sede da Copa do Mundo em 2014, e
que São Paulo seria o lugar escolhido para a abertura da
Copa.
A
boa nova, tantas vezes renovada, agora tem este novo e forte
argumento para que se materialize.
Precisa saber
qual grupo empresarial aceita e seja habilitado a construir e
operar esta parceria público privada. A licitação, ainda não feita,
o dirá. Precisa assinar o contrato com as fontes de financiamento.
Precisa instalar o canteiro de obras; começar a fazer os túneis em
São Paulo partindo da Estação da Luz até o Brás; colocar os
dormentes, trilhos, e rede de energia da nova linha que vai correr
paralela à atual Linha 12 Safira, da CPTM; renovar a sinalização
desta linha que o Trem de Guarulhos vai compartilhar; iniciar as
obras de transposição do Rio Tietê e o elevado que vai correr ao
longo da rodovia Hélio Smidt; iniciar a adaptação das estações da
Luz, do Brás, do Tatuapé, de Engenheiro Goulart; começar as novas
estações do Cecap, dos Terminais 1 e 2, do Terminal 3 do Aeroporto;
comprar os trens; contratar e treinar o pessoal.
Tudo para que
na Copa do Mundo o Aeroporto de Guarulhos vire aeroporto de
primeiro mundo. Compare-se com outra obra voltada à Copa de 2014, o
Itaquerão ou Arena Corinthians: já está com 40% das obras
realizadas.
O
Brasil é a sexta economia do mundo. Há 33 países que têm seus 121
principais aeroportos ligados por ferrovia às grandes cidades que
servem.
O
maior aeroporto do Brasil tem que dar este passo adiante. O governo
do Estado de São Paulo há muito nos deve que o Expresso Aeroporto e
o Trem de Guarulhos venham para o mundo real!
*Elói Pietá,
ex-prefeito de Guarulhos, é secretário-Geral Nacional do PT e
vice-presidente da Fundação Perseu
Abramo.
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