Melhor qualidade de som e imagem e possibilidade de interação são algumas das vantagens que o telespectador brasileiro terá com o sistema de TV digital no país. As primeiras transmissões iniciaram, no dia 2/12, na região metropolitana de São Paulo, mesmo data em que estreou a EBC (Empresa Brasil de TV Pública).
A programação está sendo veiculada pelo canal UHF 69 ou pelo internet: www.tvbrasil.org.br. Para o professor Alexandre Hashimoto, mestre em novas tecnologias pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do curso de Sistema de Informação das faculdades integradas Rio Branco, a entrada do Brasil no sistema de transmissão digital é um marco para a história da tecnologia mundial.
“O povo brasileiro vai passar a ser mais bem informado e com muito mais opções, mudando até a forma como ele consegue assistir televisão”, disse Hashimoto, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional. Ele explica que a principal diferença para os telespectadores será a qualidade da imagem e do som que chegará até a casa dos brasileiros. “Com o sistema analógico, as vezes a imagem chega na nossa casa com aquele chiadinho, ou em um jogo de futebol aparecem de repente 40 jogadores em campo. Com o sinal digital, os fantasmas e o chiado somem”, afirma.
Para receber o sinal digital, será preciso adaptar um conversor (chamado de set-top box) no aparelho de televisão convencional. De acordo com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, o governo deverá viabilizar a venda dos conversores de TV digital a preços populares. Segundo Hashimoto, até 2016, os sistemas analógico e digital vão funcionar simultaneamente. Depois disso, vai haver apenas o sinal digital, e os brasileiros terão que comprar um um novo aparelho de televisão ou o conversor.
Pelo cronograma do Ministério das Comunicações, até os primeiros meses de 2008, o sistema de TV digital já estará disponível em Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Além da qualidade de som e imagem, Hashimoto destaca a possibilidade de uma interatividade maior dos telespectadores com a chegada da TV digital.
Previsão do novo sinal é 2013
Segundo ele, além de poder comprar programas e produtos pelo controle remoto, será possível usar recursos como gravar e pausar programas, aproximar a imagem que aparece na tela, assistir a um jogo por vários ângulos ou ter vários canais na tela ao mesmo tempo. O novo sistema cobrirá todo o território nacional até 2013, segundo o governo.
Segundo Costa, os recursos de interatividade no modelo brasileiro de TV digital estarão disponíveis em etapas e não poderão ser utilizados de imediato. Uma das possibilidades no futuro, de acordo com o ministro, será a possibilidade de fortalecer a educação à distância no país, além da criação de programas para trabalhar com a saúde pública e pesquisas de opinião.
Fonte: Agência Brasil
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL