O motorista paulistano segue o padrão solitário. Uma pesquisa da
Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realizada neste ano mostra
que a taxa de ocupação dos veículos em São Paulo é de 1,4
passageiro por carro. Significa que a maioria dos motoristas não
leva sequer um passageiro no veículo. Na quinta-feira, celebrou-se
o Dia Mundial Sem Carro, e a ideia é orientar os motoristas a
usar as faixas reversíveis se estiverem dirigindo com pelo menos um
passageiro. A ideia da CET é incentivar o uso de caronas e,
dependendo da avaliação da Companhia, a medida pode ser adotada de
forma permanente.
Em 2007, pesquisa realizada pelo Metrô de São Paulo revelou a mesma
tendência. Os números mostravam que apenas 42% dos motoristas
dirigiam com outro passageiro no carro. O percentual aumentava em
bairros de perfil mais comercial e sem ligação de Metrô.
Carona
No Brasil, a maioria das pessoas elenca a
segurança como fator para não dar carona. Em países da Europa,
com medidas de restrição aos carros, há uma cultura de carona. Nos
Estados Unidos existem faixas específicas para quem trafega com
duas ou mais pessoas.
As caronas poderiam tirar até 100 mil carros do trânsito de São
Paulo, até o fim do ano. A previsão, se concretizada, melhoraria o
trânsito e faria bem ao meio ambiente com menos emissão de
poluentes.
Com agências e matéria editada
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