Rumo ao 4º Congresso da FENAMETRO

Confira a seguir o artigo do metroviário de São Paulo e diretor da FENAMETRO Eduardo Pacheco.


Publicação: 08/07/2011
Imagem de Rumo ao 4º Congresso da FENAMETRO

O Portal CNTT inicia uma nova série de matérias  e opiniões da categoria dos metroviários da CUT. A seguir, confira o artigo do metroviário de São Paulo e diretor da FENAMETRO (Federação Nacional dos Metroviários), Eduardo Pacheco.

Que Federação queremos?
Os últimos anos promoveram profundas transformações no quadro mundial e nós fomos parte desse processo, mais que isso, fomos “protagonistas”.  Protagonistas, pelo dicionário, é aquela pessoa ou um grupo de indivíduos, que consegue estabelecer um papel dirigente em determinado momento histórico.  Em nosso conceito é preciso ser mais, ser referência. E nós somos. A organização sindical não pode estar distante desse projeto. Não podemos ficar a reboque de um processo que combatemos, precisamos estabelecer nossa visão de mundo, nossas condições de trabalho  e um projeto de sustentabilidade. 
Os projetos visando a expansão do sistema de transportes em diversas partes do território nacional exigem de nossa parte uma enorme capacidade de intervenção. Nesse contexto, se formos capazes de harmonizar o interesse da sociedade e as relações de trabalho será possível estabelecer uma nova relação de forças na luta entre capital e trabalho. 
Isso não é fácil, como dizia nosso grande mestre Garrincha - é preciso combinar com o adversário! Se isso não acontece, é preciso ir à luta, como já falaram outros grandes mestres. E temos a consciência de que somos teimosos. 
O Congresso da Fenametro (Federação Nacional dos Metroviários) representa uma oportunidade de debatermos no conjunto da categoria todas as visões sobre a conjuntura política, econômica e social, bem como do setor metroviário. Essa é uma questão de princípio que defendemos sempre: Autonomia e Liberdade Sindical. 
Que Federação queremos? Qual sua forma de sustentabilidade política e financeira? Quais estratégias deverão adotar no contexto atual? Como nos organizarmos? Como estabelecer uma política mais direta com a categoria? Estas são algumas das questões que sempre estiveram presentes em nossos debates e esperamos poder  socializar pensamentos e experiências. 
Queremos a partir de agora debater semanalmente temas de interesse da nossa categoria e promover um espaço cutista de livre exposição de ideias, de respeito ao saber acumulado de cada indivíduo e cada sindicato, visando uma maior participação dentro da federação e dentro de todas as instâncias da CUT.
 
Saudações cutistas
Eduardo Alves Pacheco.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros