Agentes de bordo: Rodoviários de Sorocaba são referência nacional

Enquanto em São Paulo, o cargo de cobrador está ameaçado de extinção.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 20/06/2011
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foto: google

Os presidentes da CUT, Artur Henrique, e da CNTT-CUT, Paulo João Estausia, criticaram o péssimo acordo salarial fechado pelo sindicato dos condutores de São Paulo filiado à Nova Central, que "rifa" os cobradores, comparando-o à luta do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba pela criação da função do Agente de Bordo.
Confira a íntegra do artigo do presidente da CUT:


Há alternativa ao fim dos cobradores de ônibus e à demissão deles. O exemplo vem de Sorocaba. Ao contrário do que vai ocorrer em São Paulo, sindicato em Sorocaba ajudou a criar a figura do "agente de bordo". Um acordo foi fechado entre o sindicato dos condutores de São Paulo (filiado à Nova Central) e as empresas de transporte rodoviário urbano, evidentemente com a anuência do prefeito Gilberto Kassab, para extinguir a função de cobrador de ônibus.
Acordo ruim. Apesar das empresas afirmarem que irão dar novas funções a esses trabalhadores - nas oficinas, nos escritórios, nas garagens - não há como ter certeza que dentre eles alguns serão despedidos. Afinal, haverá demanda por mão-de-obra nos outros setores das empresas de ônibus? Resta ainda a dúvida se estarão os cobradores prontos para assumir tais vagas - vagas que, se existirem, demonstrariam quão desassistidos estariam departamentos como o de manutenção das frotas, essencial para a segurança da população. O risco de demissões, portanto, existe, o que por si só já basta para classificar esse acordo como ruim.
Mas há outras consequências negativas no horizonte, como comprovaram experiências anteriores. O aumento do número de passageiros que viaja sem pagar vai aumentar. Isso ocorreu, por exemplo, em Sorocaba (SP), que em 1992 instalou catracas automáticas nos ônibus da cidade e viu a evasão atingir até 15% do total de passagens pagas anteriormente. Isso não é o pior, no entanto.
Apesar da existência do bilhete único, que dispensa o uso do dinheiro para pagar passagem, nem todos os passageiros possuem o seu. E outros que têm o bilhete precisam carregá-lo, vez ou outra, quando o saldo é insuficiente para pagar a passagem. Essas circunstâncias vão aumentar o tempo de parada dos ônibus nos pontos de embarque e desembarque, já que o motorista terá de se ocupar em fazer troco ou carregar cartões. O trânsito na cidade, que já não é bom, ganhará novo complicador.
E os motoristas acumularão função, o que é absolutamente condenável do ponto de vista de um sindicalismo combativo. A ameaça de extinção do cargo de cobrador de ônibus também paira sobre a categoria que trabalha na região do Grande ABC - ameaça agora reforçada pela decisão tomada em São Paulo.
E esse é um dos motivos da greve que paralisa o setor nas seis cidades do ABC - menos em Diadema, onde a empresa de transporte é pública.
Há alternativas. Um bom exemplo vem da já citada Sorocaba, onde o sindicato da categoria é filiado à CUT. O sindicato, após mais de 10 anos de insistência, conseguiu fechar acordo com a empresa que administra os transportes para criar o cargo de "agente de bordo", um trabalhador que auxilia os passageiros em tudo que for necessário - informações sobre itinerário, embarque de cadeirantes, acomodação de bagagens - e, também, cuida para que passageiros não pulem a catraca sem pagar.
O fato de passageiros pularem a catraca não é, nem de longe, a principal preocupação do sindicato dos condutores de Sorocaba, mas serviu de argumento junto à prefeitura para criar a figura do "agente de bordo". Até o momento, foram contratados 230 trabalhadores para essa tarefa. O objetivo é chegar a 500. A frota de ônibus urbanos de Sorocaba é composta por 400 veículos.



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