A Revista do Brasil, edição 56 de
fevereiro, traz uma grande reportagem sobre o caos diário dos
usuários que utilizam o metrô da cidade de SP -- considerada a
maior metrópole da América Latina. A reportagem, assinada por
Marina Amaral, mostra que gasta-se em média três horas para ir ao
trabalho ou à escola e para voltar para casa na Grande São Paulo,
onde vivem 19 milhões de habitantes. “O número de passageiros
por metro quadrado nas Linhas 1 (Azul) e 3 (Vermelha), responsáveis
por 80% das viagens, já supera o das linhas mais lotadas da CPTM
(com até 8,4 por metro quadrado) nos horários de pico: na linha
vermelha a lotação chega a 9,8. Na hora do rush, o tempo das
viagens é triplicado por paradas e velocidade reduzida”, conta a
reportagem.
Inoperância
A
ineficiência e a falta de uma política de transporte têm provocado
este caos no metrô de SP. Os governos de Geraldo Alckmin/Serra
(PSDB-DEM) não investiram nos últimos 16 anos na extensão de
novas linhas de metrô. Para você ter uma ideia, o Serra/Alckmin
prometeram em suas campanhas eleitorais construir 300 km de linhas
de metrô. Sabe quanto eles fizeram até hoje? De 1995 a 2010 foram
apenas 21,6 km, ou uma média de 1,4 km por ano.
Além de ruim, o metrô de SP custou caro aos cofres públicos – vale
destacar que tais recursos foram arrecadados com o
dinheiro dos 40 milhões de habitantes do Estado de São
Paulo. Segundo informações da Secretaria dos
Transportes Metropolitanos, o metrô de São Paulo custou R$ 400
milhões/km (aproximadamente US$ 220 milhões/km), já no de
Madri, foram gastos US$ 42 milhões/km, ou seja, cinco vezes menos
do que em São Paulo.
Gestão
Duvidosa
Segundo
Ministério Público, contratos suspeitos celebrados entre o
Metrô e o governo paulista somam R$ 1,37
bilhão. Segundo a reportagem da RB, o primeiro inquérito
do MP sobre a Alstom foi aberto em maio de 2008,
depois que o jornal Wall Street Jornal
revelou que a multinacional francesa era
investigada na Suíça e na França por suposto
pagamento de propina a agentes públicos do Brasil,
da Venezuela e de Cingapura . A justiça Suíça tinha documentos
que comprovam pagamentos de U$$ 6,8 milhões de
propina em um dos contratos suspeitos, justamente
o da Alstom para fornecer equipamentos ao Metrô e à
Eletropaulo.
Quem mais coloca dinheiro no negócio é o contribuinte paulista .
Até o momento, a Companhia do Metrô investiu R$ 2,4
bilhões dos R$ 3,8 bilhões previstos para por a primeira fase
das novas obras do metrô em operação até o final deste ano, com
seis estações entre Butantã e Luz -- a obra completa
prevê 11 estações até 2014.
Descaso
Em
12 de janeiro de 2007, pouco depois de Serra assumir o
governo do Estado, a escavação de um túnel na estação Pinheiros, da
linha Amarela, provocou um desabamento.A cratera aberta sugou uma
van com motorista e passageiros. Sete pessoas morreram e mais de
200 foram desalojadas.Tocada pelo consórcio Via Amarela –
Camargo Corrêa, Odebrecht, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez e
Alstom, a obra deveria ter sido fiscalizada pelo Metrô.
Mas isso não ocorreu, segundo os promotores que moveram na
justiça uma ação criminal e outra civil. Se
condenados os 14 réus da ação civil que inclui as
construtoras e o presidente do Metrô na época, o
engenheiro Luiz Frayse, terão de indenizar em R$ 240 milhões as
famílias das vítimas e o Estado. Além disso, serão
proibidas de assinar contratos com o poder público por cinco
anos.
Viviane
Barbosa, editora do Portal da CNTT-CUT com informações da
RB
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