Classe C representa 2/3 dos passageiros de avião

O custo atrativo das passagens tem atraído os passageiros.


Publicação: 10/02/2011
Imagem de Classe C representa 2/3 dos passageiros de avião

A nova classe média brasileira já ganhou os ares. Com rendimentos entre dois e cinco salários-mínimos, a classe C representa hoje dois terços do mercado de aviação no País, de acordo com dados do instituto Data Popular. De olho nesses clientes, as companhias aéreas apostam na venda presencial, em lojas próprias ou em redes varejistas e amparadas em financiamentos de até 48 vezes. Os preços são os mesmos oferecidos na internet, mas, nestes locais, os clientes recebem atendimento personalizado e aproveitam para tirar dúvidas sobre o que levar na bagagem e quanto tempo antes do embarque devem chegar ao aeroporto. Questões relativamente desconhecidas para pessoas como o pedreiro Serafin Lopes, 56 anos, que viajou pela primeira vez no fim do ano.
Para atingir o potencial de maneira rápida, TAM e Azul vislumbraram na parceria com redes varejistas de grande acesso desses clientes um jeito rápido e fácil de chegar ao público alvo. A TAM abriu quiosques dentro da Casas Bahia para venda de passagens, somando um total de seis pontos de venda. Além disso, criou parcerias que possibilitam o financiamento bancário em até 48 vezes. Já a Azul tem cerca de 15 lojas próprias e um projeto-piloto em quatro unidades do Magazine Luiza. Nestes locais, os pacotes de viagens representam cerca de 30% das vendas.
Para não perder terreno, a Gol, que diz estar preparada para esse mercado e operar pensando no custo-benefício entre passagem de ônibus e de avião, não ficou de fora. Para abocanhar essa fatia - que segundo a companhia é de 130 milhões de clientes - a empresa abriu loja física no Largo 13 de Maio, Zona Sul da Capital, que, de acordo com nota enviada, "superou as expectativas de vendas".
Mesmo com poucas lojas físicas, a companhia aérea avalia que atualmente 47% dos seus clientes pertencem à nova classe média, que pode optar por parcelar as compras no cartão Gol em até 36 vezes.

Voos são mais baratos do que ônibus
Os destinos do Nordeste figuram entre os mais buscados nas lojas físicas por clientes que vão visitar familiares, de acordo com as companhias aéreas. As campeãs de vendas são Recife, Salvador e Fortaleza. No entanto, o que poucos desses consumidores sabem é que os preços dos voos custam até R$ 105 menos do que os valores cobrados nos ônibus. Para conseguir boas tarifas, planejar o embarque com até um mês de antecedência é fundamental. Em nota a TAM avalia que "uma passagem só de ida de São Paulo para Salvador pode custar entre R$ 241 e R$ 1.768, dependendo da data em que for comprada". Na Gol, os preços partem de R$ 179.
No entanto, quem está acostumado a fazer esses trechos sabe que o principal diferencial é o tempo gasto no percurso. Os ônibus podem levar entre 30 e 50 horas até o destino, enquanto de avião o percurso mais longo leva apenas 3h30. Os preços por quilômetro voado têm caído nos últimos anos. O custo do quilômetro em 2005, no caso de voos domésticos regulares, era de R$ 0,31. No quarto trimestre de 2009, R$ 0,20.

Com informações de agências

Transportando CNTT-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte  
Redação:  
imprensa@cntt-cut.org.br  - transportando@cntt-cut.org.br
Siga-nos:
www.twitter.com/cnttcut

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros