A nova classe média brasileira já ganhou os
ares. Com rendimentos entre dois e cinco salários-mínimos, a classe
C representa hoje dois terços do mercado de aviação no País, de
acordo com dados do instituto Data Popular. De olho nesses
clientes, as companhias aéreas apostam na venda presencial, em
lojas próprias ou em redes varejistas e amparadas em financiamentos
de até 48 vezes. Os preços são os mesmos oferecidos na internet,
mas, nestes locais, os clientes recebem atendimento personalizado e
aproveitam para tirar dúvidas sobre o que levar na bagagem e quanto
tempo antes do embarque devem chegar ao aeroporto. Questões
relativamente desconhecidas para pessoas como o pedreiro Serafin
Lopes, 56 anos, que viajou pela primeira vez no fim do ano.
Para atingir o potencial de maneira rápida, TAM e Azul vislumbraram
na parceria com redes varejistas de grande acesso desses clientes
um jeito rápido e fácil de chegar ao público alvo. A TAM abriu
quiosques dentro da Casas Bahia para venda de passagens, somando um
total de seis pontos de venda. Além disso, criou parcerias que
possibilitam o financiamento bancário em até 48 vezes. Já a Azul
tem cerca de 15 lojas próprias e um projeto-piloto em quatro
unidades do Magazine Luiza. Nestes locais, os pacotes de viagens
representam cerca de 30% das vendas.
Para não perder terreno, a Gol, que diz estar preparada para esse
mercado e operar pensando no custo-benefício entre passagem de
ônibus e de avião, não ficou de fora. Para abocanhar essa fatia -
que segundo a companhia é de 130 milhões de clientes - a empresa
abriu loja física no Largo 13 de Maio, Zona Sul da Capital, que, de
acordo com nota enviada, "superou as expectativas de vendas".
Mesmo com poucas lojas físicas, a companhia aérea avalia que
atualmente 47% dos seus clientes pertencem à nova classe média, que
pode optar por parcelar as compras no cartão Gol em até 36
vezes.
Voos
são mais baratos do que ônibus
Os destinos do Nordeste figuram entre os mais buscados nas lojas
físicas por clientes que vão visitar familiares, de acordo com as
companhias aéreas. As campeãs de vendas são Recife, Salvador e
Fortaleza. No entanto, o que poucos desses consumidores sabem é que
os preços dos voos custam até R$ 105 menos do que os valores
cobrados nos ônibus. Para conseguir boas tarifas, planejar o
embarque com até um mês de antecedência é fundamental. Em nota a
TAM avalia que "uma passagem só de ida de São Paulo para Salvador
pode custar entre R$ 241 e R$ 1.768, dependendo da data em que for
comprada". Na Gol, os preços partem de R$ 179.
No entanto, quem está acostumado a fazer esses trechos sabe que o
principal diferencial é o tempo gasto no percurso. Os ônibus podem
levar entre 30 e 50 horas até o destino, enquanto de avião o
percurso mais longo leva apenas 3h30. Os preços por quilômetro
voado têm caído nos últimos anos. O custo do quilômetro em 2005, no
caso de voos domésticos regulares, era de R$ 0,31. No quarto
trimestre de 2009, R$ 0,20.
Com informações de agências
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