Com isso, uma das principais queixas das lideranças sindicais ligadas ao Porto de Santos finalmente pode ter uma solução definitiva. Por causa dos seis acidentes fatais registrados no porto santista desde janeiro último, os cursos oferecidos pelo Órgão Gestor de Mão-de-Obra (Ogmo) sofreram muitas críticas, principalmente por não instruírem o trabalhador a lidar com equipamentos modernos.
A promessa do Cenep estar em pleno funcionamento a partir do começo de 2008 deve mesmo ser cumprida. De acordo com o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, o Ministério do Trabalho e Emprego deve liberar de imediato R$ 980 mil para que as aulas já possam ser oferecidas aos mais de oito mil trabalhadores portuários avulsos e, em uma segunda etapa, para aqueles que se interessam pela atividade do setor, com cursos teóricos sobre a rotina portuária.
E é justamente o pronto da inclusão de todos no processo de elaboração do Centro de Excelência Portuária que atrai a atenção dos sindicalistas. Para o presidente do Sintraport, Robson Apolinário, o Cenep é o fato mais importante desde a criação da Lei 8.630/93, por finalmente considerar a opinião do trabalhador na hora de montar a grade curricular dos cursos e conscientizar a mão-de-obra avulsa a procurar reciclar seus conceitos.
“Isso é fantástico. Sempre fui um crítico ferrenho dos cursos atualmente oferecidos pela Ogmo porque simplesmente eles não representam nada para o avulso, não tocam em questões do dia-a-dia. Mas isso era previsto, pois em pouquíssimas oportunidades fomos ouvidos. Agora, poderemos discutir, perguntar para a galera qual equipamento novo mais dá trabalho para operar e criar uma aula para tirar as dúvidas de todos”, diz Apolinário.
Ainda não está definido qual prédio da faixa portuária poderá receber os cursos do Cenep no ano que vem. Há a possibilidade, inclusive, do antigo prédio do Tráfego ser disponibilizado pela Codesp para esse fim. O secretário de Assuntos Portuários de Santos, Sérgio Aquino, explica que, na lei, cabe à Autoridade Portuária dar condições ao CAP para que os cursos sejam aplicados.
Fonte: Portogente, 18/9/2007
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL