Crise da água: Por falta de manutenção, Sabesp desperdiçou uma Cantareira em 2013

950 bilhões de litros de água limpa e tratada vazaram dos canos da Companhia. O número é o suficiente para atender 3,7 milhões de pessoas ou duas Belo Horizontes


Publicação: 17/07/2014
Imagem de Crise da água: Por falta de manutenção, Sabesp desperdiçou uma Cantareira em 2013

Foto: divulgação

Cerca de 950 bilhões de litros de água limpa e tratada vazaram dos canos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em 2013. O número é o suficiente para atender 3,7 milhões de pessoas ou duas Belo Horizontes.

Esse volume perdido no ano passado (31,2% do produzido) é praticamente a capacidade de armazenamento do Sistema Cantareira (981 bilhões de litros), que está reduzido a 17,8% – nível apurado na quarta-feira (16).

Grande parte da perda se dá por problemas nas tubulações antigas, que são quase metade da rede de distribuição em áreas centrais da capital paulista. Levantamento da Sabesp registra que 34% dos tubos tem entre 30 e 40 anos e 17%, mais de 40 anos. No Centro de São Paulo, há tubulação que funciona desde a década de 1930.

A proporção de perda está bem aquém dos indicadores internacionais. Na Europa e nos Estados Unidos, o índice de perda oscila entre 10% e 15%. No Japão, referência mundial, o indicador está em 4%.

O professor do departamento de engenharia hidráulica e ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), José Carlos Mierzwa, explica que as tubulações acima de 30 anos exigem acompanhamento mais rigoroso. “É preciso avaliar se estão ocorrendo vazamentos e, identificando o problema na rede, fazer uma programação para substituir aquele trecho”, explica Mierzwa.

A meta de baixar os vazamentos neste ano a 29,3%, feita pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), não será atingida.

Com informações do PT 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: