Paulinho e Carlos Silvestre
A CNTT/CUT
organizará no final de maio uma mobilização nacional dos
trabalhadores em transportes público e coletivo do todo o Brasil. A
finalidade é chamar a atenção das autoridades e órgãos competentes
pelo fim da dupla função – quando o motorista exerce também a
função de cobrador dentro do ônibus.
No último dia 10 de abril, a Comissão de Trabalho, de Administração
e Serviço Público da Câmara dos Deputados debateu o projeto de lei
2163/2003 do deputado federal, Vicente Paulo da Silva (PT),
Vicentinho, que proíbe a dupla função no setor.
O PL determina que as empresas contratem dois trabalhadores, um
motorista e um cobrador. Caso não o façam, poderão receber sanções,
como exemplo o cancelamento da concessão do uso da linha.
“Gostaria muito que a Casa se debruçasse sobre esse Projeto e o
aprovasse. Será bom para o empresário, porque se o trabalhador está
satisfeito, o empresário sai ganhando. É bom para o motorista,
porque lhe será dada tranquilidade. É bom para o cobrador porque
gera emprego e é bom para o passageiro porque gera segurança”,
destacou Vicentinho durante a reunião na Comissão.
O parlamentar citou como exemplo o caso recente do motorista que
brigou com o passageiro, no Rio de Janeiro, que não havia cobrador.
“Se tivesse um cobrador lá atrás, quem sabe a confusão teria se
resolvido e o motorista não teria perdido o controle da direção e
não ocorreria a morte de sete pessoas”, frisa.
Vicentinho também explicou que os motoristas desses ônibus que não
têm cobrador, denunciam que atrás desses veículos ocorrem tráfico
de drogas, assédio sexual, porque ninguém controla, ninguém vê.
Diante disso, é fundamental a aprovação do Projeto, que é baseado
na dignidade, que interessa às empresas que pensam grande. “Empresa
que pensa pequeno só não manda o motorista embora porque não tem
jeito”, contesta.
O deputado parabenizou a cidade de Sorocaba, em especial o
Sindicato dos Rodoviários, que firmou um acordo entre a prefeitura
e as empresas de ônibus que proíbe a demissão de cobradores e a
prefeitura de Guarulhos, que assegurou que só faria novas
licitações no transporte público coletivo se os cobradores
estivessem junto.
Expectativa
Também participaram da reunião na Comissão que debateu o projeto, o
assessor da CNTT/CUT, Carlos Silvestre, o secretário-geral do
Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Sorocaba e Região
(Sinttrans), Gileno dos Santos e o presidente do Sindicato dos
Trabalhadores em Transportes Rodoviários do ABC/SP, Francisco
Mendes Silva.
Segundo Silvestre, a reunião deu visibilidade ao Projeto e a
expectativa é que seja aprovado. “A dupla função provoca graves
problemas de saúde nos condutores, em razão do ambiente de stress e
trabalho exausto, influenciando na segurança de todos os usuários”,
frisa.
O fim da dupla função acarretou na geração de empregos. Em
Guarulhos, por exemplo, foram criados mais de 1.200 empregos nas
linhas de transporte público municipal.
Exemplos de combate à dupla função
No ano 2010, o Sindicato dos Condutores de Guarulhos
(Sincoverg-CUT), encabeçado pelo presidente e vereador pelo
PT na Câmara Municipal, Orlando Maurício Júnior, Brinquinho,
conseguiu uma grande conquista: o fim da dupla função nas linhas
municipais. Isso aconteceu graças à parceria entre o
Sindicato e o prefeito, Sebastião Almeida (PT). Na época, o
prefeito declarou: “Para mim motorista é motorista, cobrador é
cobrador".
O presidente do Sincoverg afirmou que a luta continua. "Na Câmara
já apresentei um PL que acaba com esta praga da dupla função nas
linhas linhas intermunicipais".
Já em Sorocaba, após intensa luta do Sindicato dos Rodoviários, as
cidades de Sorocaba e Votorantim firmaram um acordo que proíbe a
demissão de cobradores e determina a criação da função de agente de
bordo. Estes trabalhadores ajudam os idosos e as pessoas com
deficiência dentro do ônibus.
O Sindicato conta que antes as demissões dos cobradores aconteciam
em razão da crescente evasão de renda, com a ação cada vez mais
intensa de passageiros que pulavam as catracas, da propagação da
cultura de não pagar passagens e da falsificação de cartões de
passe livre; surgimento de uma onda de tráfico dentro dos
coletivos; ampliação do assédio sexual no interior dos ônibus e do
desrespeito aos direitos dos passageiros idosos e com necessidades
especiais.
“Hoje a situação mudou e para melhor. No sistema de transporte
coletivo de Sorocaba estão em atividade 180 agentes de bordo, e no
de Votorantim, 50. E temos negociado a contratação de mais
trabalhadores para atender as demandas dentro do coletivo”,
finaliza o presidente da CNTT-CUT e do Sindicato dos Rodoviários de
Sorocaba, Paulo Estausia, Paulinho.
Viviane Barbosa, editora do Portal
da CNTT-CUT, com a colaboração de Ana
Abril
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