Belém:Assentamento Abril Vermelho comemora 16 anos com doações de alimentos saudáveis

O MST tem sido um importante aliado na luta contra o coronavírus. Assentamentos e acampamentos do MST se mobilizaram em novas doações de alimentos. Hospitais, asilos e famílias carentes de todas as regiões do estado receberam mais de 45 toneladas de alimentos.

Por: Redação CNTTL com MST
Publicação: 17/04/2020
Imagem de Belém:Assentamento Abril Vermelho comemora 16 anos com doações de alimentos saudáveis

foto: MST

Nesta sexta-feira, 17 de abril, data em que os Sem Terra relembram os 24 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, em que 21 trabalhadores Sem Terra foram brutalmente assassinados pela Polícia Militar do Pará, as famílias do assentamento “Abril Vermelho”, localizado no município de Santa Bárbara, participam das ações de solidariedade do MST com a doação de alimentos nas periferias da região metropolitana de Belém, capital do Pará.

A ação faz parte das atividades nacionais realizadas no Dia Internacional da Luta Camponesa. O mês de abril se tornou um símbolo de luta pela democratização da terra e Reforma Agrária para os camponeses e camponesas do Brasil e do mundo. 

No dia 17 de abril de 1996, os trabalhadores rurais assassinados participavam de uma marcha, na curva do “S, em Eldorado dos Carajás. Naquele ano, o Estado do Pará era governado por Almir Gabriel (PSDB) e o presidente da república era Fernando Henrique Cardoso.

O ato de plantar, colher e repartir os frutos da Reforma Agrária, é para as famílias do assentamento Abril Vermelho uma forma de relembrar os companheiros de Carajás. “Os alimentos são resultado da jornada em 2004, hoje comemoramos em forma de doação a nossa conquista para outras famílias que necessitam, afirma a assentada Valéria Lopes ao site do MST.

Luta contra o coronavírus

O MST tem sido um importante aliado na luta contra o coronavírus. Em Santa Catarina e no Paraná, agricultores do movimento produziram álcool 70% e distribuíram na rede pública de saúde. 

Assentamentos e acampamentos do MST se mobilizaram em novas doações de alimentos na sexta-feira (17). Hospitais, asilos e famílias carentes de todas as regiões do estado receberam mais de 45 toneladas de alimentos produzidos pelos camponeses Sem Terra, entre grãos, frutas, legumes, tubérculos, folhosas, leite e mel. Entre os dias 7 e 13 de abril, as comunidades paranaenses do MST já haviam doado cerca de 35 toneladas de alimentos em todo o estado.

A ação integra uma campanha nacional do Movimento em solidariedade a quem já sofre com a falta de alimento por consequência da pandemia do novo coronavírus. Nesta data, a mobilização também marca o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária, criado em memória aos 21 trabalhadores Sem Terra assassinados no massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: