Violência contra mulher: "É imprescindível o apoio da empresa", alerta Dra Flávia em evento do SINA e GRU Airport

O Sindicato já celebrou acordos coletivos de trabalhos com a Infraero e com as concessionárias Rio Galeão, Fraport-Fortaleza e Porto Alegre e com a Floripa-Airport que garantem cláusulas protetivas às mulheres.

Por: Imprensa SINA com edição da Redação da CNTTL
Publicação: 27/02/2020
Imagem de Violência contra mulher:

Dra Flávia ministra palestra para funcionárias no GRU Airport

Funcionárias  e líderes de departamento no  Aeroporto Internacional de São Paulo -- GRU Airport -- participaram, no último dia (19), de uma rica palestra sobre conscientização e combate à violência contra a mulher. A iniciativa foi do SINA (Sindicato Nacional dos Aeroportuários) em parceria com a Concessionária que administra o Aeroporto.

A atividade aconteceu no GRU Airport e contou com palestra da advogada Neiva Flávia de Oliveira, docente na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, que pontuou as proporções negativas do ciclo de violência, que influenciam a movimentação social e econômica ao redor da vítima, com o objetivo de trazer a discussão para o ambiente de trabalho.

Flávia comentou a necessidade da percepção e sensibilidade da empresa para a situação de violência. "A mulher tem duas relações: a de casa e a do trabalho. Se a da casa é insegura, vai ser no trabalho que ela vai precisar de ajuda", explica.

A advogada disse que hoje apenas as leis penais são adotadas para o combate ao ciclo da violência contra a mulher. "É imprescindível o apoio da empresa já que para ela, na maioria das vezes, este é o único ambiente em que ela se sente segura e de onde ela pode conseguir reunir forças, informações e elementos necessários para sair da situação de violência. A empresa pode ser considerada o elo mais importante na rede de combate a violência doméstica", destacou.

Outra colaborada do projeto do SINA, a advogada Adriana Ribeiro falou sobre a importância da preparação da empresa para a situação de violência. “Voltar para casa, para a vítima de violência, é o momento mais difícil do dia, então é na empresa que ela deve se sentir segura, acolhida e obter o entendimento suficiente para romper este ciclo”, afirma.

Parceria 

Para diretora de formação do SINA e secretária da Mulher na CNTTL, Mara Meiry, e a dirigente Vera Leite é importante construir essa parceria entre a empresa e o sindicato. “Entendemos que a empresa dá força à funcionária, fazendo ela se sentir importante, fazendo com que ela saia da situação em que está. O local de trabalho atua como principal mediador, num primeiro momento, para a mulher: Se a empresa souber tratar o problema, realizar o acolhimento e o encaminhamento desta mulher às redes, será o ponto inicial para que ela saia da situação de violência”, disseram à reportagem do SINA.

"Foi enriquecedor"

Ouvida pela reportagem do SINA, a assistente de recursos humanos da concessionária, Michele Luz, destacou a importância da dinâmica: “Foi enriquecedor, principalmente, para as mulheres que atuam na empresa, para que se sintam acolhidas e orientadas”.

Para as assistentes do departamento administrativo, Marisa Ferreira e Rose Soares, a informação é a principal ferramenta de combate. “Quando você fala sobre, você empodera a mulher, oferecendo à ela apoio, sanando também seus medos e suas dúvidas”, comentou Marisa.

Rose disse que ainda há dificuldades em tratar o tema em diversos ambientes, inclusive no trabalho: “Muitas coisas das quais não sabíamos ficaram mais claras para enxergarmos o que pode acontecer à nossa volta”.

No setor da aviação, essa iniciativa do SINA em celebrar parcerias com as empresas aeroportuárias para debater o tema da violência contra a mulher é pioneira. O Sindicato também já celebrou acordos coletivos de trabalhos com a a Infraero e com as concessionárias Rio Galeão,  Fraport-FOR e POA  e a Floripa-Airport que garantem cláusulas protetivas às mulheres vítimas ou situação de violência doméstica.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: