Vitória (ES): Portuários na Codesa cruzam os braços

A paralisação ocorreu por conta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020

Por: Vanessa Barboza, Redação CNTTL com informações do Suport-ES
Publicação: 29/11/2019
Imagem de Vitória (ES): Portuários na Codesa cruzam os braços

Trabalhadores e diretoria do Suport-ES durante piquete na roleta e em Capuaba - Foto: Sindicato

Os portuários na Companhia de Docas do Espírito Santo (Codesa) cruzaram os braços na quinta-feira (28). A informação é do Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES).

Segundo o Sindicato, os trabalhadores da ativa e aposentados aderiram ao movimento pacífico, que contou com apoio da Unidade Popular (UP), Movimento de Luta de Classes (MLC) e Movimento Cultura e Ciência Popular (MCCP). O Suport-ES também recebeu apoio do Sindiguapor, Aquasind e Sindiporto/PA-AM.

De acordo com o Suport-ES, a paralisação ocorreu por conta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020. Os trabalhadores reivindicam a assinatura do ACT Já está com todas as cláusulas fechadas e aprovadas.

“A data-base, que é em junho, foi prorrogada por quatro vezes. A última prorrogação venceu no dia 15 de novembro. Agora, foi prorrogada novamente até o dia 15 de dezembro” relata a direção da entidade.

Ameaça de privatização

Os trabalhadores também reivindicam uma posição da diretoria da Codesa sobre o destino dos empregados com a ameaça de privatização das companhias docas, sem que haja preocupação de salvaguardar os direitos dos trabalhadores de planejarem o seu futuro.

“Nossa expectativa é que haja comprometimento dos governantes com as garantias dos trabalhadores portuários empregados nas companhias docas e dos trabalhadores avulsos registrados e cadastrados nos Ogmos. Não se pode estabelecer políticas de governo sem que haja respeito aos seus cidadãos trabalhadores e que pagam impostos. Continuaremos em estado de greve defendendo o ACT dos trabalhadores da Codesa, o mercado de trabalho dos portuários avulsos nos portos e o porto público, que é importante não apenas para os trabalhadores, mas para toda a comunidade portuária, como pequenos operadores, importadores e exportadores e agricultores”, disse o presidente do Suport-ES e diretor da CNTTL, Ernani Pereira Pinto.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: