Vitória (ES): Portuários na Codesa cruzam os braços

A paralisação ocorreu por conta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020

Por: Vanessa Barboza, Redação CNTTL com informações do Suport-ES
Publicação: 29/11/2019
Imagem de Vitória (ES): Portuários na Codesa cruzam os braços

Trabalhadores e diretoria do Suport-ES durante piquete na roleta e em Capuaba - Foto: Sindicato

Os portuários na Companhia de Docas do Espírito Santo (Codesa) cruzaram os braços na quinta-feira (28). A informação é do Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES).

Segundo o Sindicato, os trabalhadores da ativa e aposentados aderiram ao movimento pacífico, que contou com apoio da Unidade Popular (UP), Movimento de Luta de Classes (MLC) e Movimento Cultura e Ciência Popular (MCCP). O Suport-ES também recebeu apoio do Sindiguapor, Aquasind e Sindiporto/PA-AM.

De acordo com o Suport-ES, a paralisação ocorreu por conta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020. Os trabalhadores reivindicam a assinatura do ACT Já está com todas as cláusulas fechadas e aprovadas.

“A data-base, que é em junho, foi prorrogada por quatro vezes. A última prorrogação venceu no dia 15 de novembro. Agora, foi prorrogada novamente até o dia 15 de dezembro” relata a direção da entidade.

Ameaça de privatização

Os trabalhadores também reivindicam uma posição da diretoria da Codesa sobre o destino dos empregados com a ameaça de privatização das companhias docas, sem que haja preocupação de salvaguardar os direitos dos trabalhadores de planejarem o seu futuro.

“Nossa expectativa é que haja comprometimento dos governantes com as garantias dos trabalhadores portuários empregados nas companhias docas e dos trabalhadores avulsos registrados e cadastrados nos Ogmos. Não se pode estabelecer políticas de governo sem que haja respeito aos seus cidadãos trabalhadores e que pagam impostos. Continuaremos em estado de greve defendendo o ACT dos trabalhadores da Codesa, o mercado de trabalho dos portuários avulsos nos portos e o porto público, que é importante não apenas para os trabalhadores, mas para toda a comunidade portuária, como pequenos operadores, importadores e exportadores e agricultores”, disse o presidente do Suport-ES e diretor da CNTTL, Ernani Pereira Pinto.

Transportando CNTTL-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca - Gibran
Agência: Mídia Consulte Comunicação

Editora:Viviane Barbosa MTB - 28121 
Redatora: Vanessa Barboza MTB-74572
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte 
Redação: Imprensa /CNTTL :: Transportando o Brasil 
Siga-nos: http://www.twitter.com/cnttcut
Flickr: http://www.flickr.com/photos/cnttcut/

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email:

Filiados