Praia Grande: Começa 15º Congresso Estadual da CUT São Paulo

Delegações de trabalhadores e trabalhadoras em transportes estão participando. O CECUT será um momento de repensar as estratégias Central para os próximos anos.

Por: CUTSP
Publicação: 08/11/2019
Imagem de Praia Grande: Começa 15º Congresso Estadual da CUT São Paulo

Douglas Izzo, atual presidente da CUTSP

Cerca de 500 delegados e delegadas, de diversos ramos cutistas, estão participando do 15º Congresso Estadual da CUT São Paulo (CECUT), que começou nesta sexta-feira (8) na cidade de Praia Grande, litoral paulista, a 72 quilômetros da capital.

O congresso carrega em seu nome o slogan “Lula Livre” e tem como tema a luta “por um estado de São Paulo com emprego, direitos, inclusão e sindicatos fortes”. O CECUT, que ocorre após um mês do 13º Congresso Nacional da CUT (CONCUT) “Lula Livre” – Sindicatos Fortes, Direitos, Soberania e Democracia, elegerá a nova direção estadual e definirá o plano de lutas e as estratégias para o período de 2019 a 2023.

Neste momento de perseguições e criminalização dos movimentos populares, o congresso também será uma oportunidade de debater a organização sindical e formas de resistência diante das ações do governo de Jair Bolsonaro (PSL).

A CUT ainda se debruça sobre a ilegalidade processual da qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é vítima, num processo orquestrado pela operação Lava Jato, que tem o apoio explícito de alguns setores da sociedade, num arranjo, por exemplo, envolvendo o ex-juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol - como revelaram documentos apresentados pelo site The Intercept Brasil.

“Nossa gestão atual enfrentou os piores momentos do Brasil dos últimos tempos, realizando inúmeras greves e mobilizações nas ruas contra todas as reformas que retiram direitos trabalhistas e sociais, nos tiram a possibilidade de uma aposentadoria digna no final da vida, investimentos públicos em áreas essenciais como saúde e educação, entre outras tragédias”, afirma o presidente da CUT São Paulo eleito no último congresso, o professor Douglas Izzo.

“Nosso Congresso acontece em meio a inúmeras perseguições aos sindicatos, aos trabalhadores e trabalhadoras. Isso se dá tanto pelo governo federal como pelos governos estadual e municipais. O congresso será um momento de repensar nossas estratégias para os próximos anos”, completa o secretário-geral da CUT-SP, João Cayres.

O CECUT será na Colônia de Férias dos Vendedores e Viajantes de São Paulo, localizado na Avenida dos Sindicatos, 1.083, na Vila Imirim, na Praia Grande (SP). Participam dele os delegados eleitos por suas respectivas categorias.

Confira a programação

DIA 8/11 – SEXTA-FEIRA

11h - Início do Credenciamento: delegadas (os), observadores (as) e convidadas (os)
13h – Mística
13h30 – Mesa 1:

Transportando CNTTL-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca - Gibran
Agência: Mídia Consulte Comunicação

Editora:Viviane Barbosa MTB - 28121 
Redatora: Vanessa Barboza MTB-74572
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte 
Redação: Imprensa /CNTTL :: Transportando o Brasil 
Siga-nos: http://www.twitter.com/cnttcut
Flickr: http://www.flickr.com/photos/cnttcut/

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: