Sorocaba: Faltam 10 dias para 2º Congresso Regional Internacional dos Trabalhadores em Transportes da América Latina e Caribe

A atividade acontecerá do dia 26 a 28 de setembro e reunirá cerca de 200 dirigentes dos modais de transportes rodoviário/condutores portuário, ferroviário, metroviário, sistema viário, taxista, moto-taxista, cargas e do setor aéreo

Por: Vanessa Barboza e Viviane Barbosa, Redação CNTTL
Publicação: 04/09/2019
Imagem de Sorocaba: Faltam 10 dias para 2º Congresso Regional Internacional dos Trabalhadores em Transportes da América Latina e Caribe

Arte Congresso/MídiaConsulte

Para traçar um plano de lutas estratégico e fortalecer o movimento, os trabalhadores em transportes brasileiros e latinoamericanos participarão do 2º Congresso Regional da América, promovido pela Federação Unitária de Transportes da América Latina e o Caribe (FUTAC).

A atividade acontecerá do dia 26 a 28 de setembro, na cidade de Sorocaba, localizada a  97 km de São Paulo, e reunirá cerca de 200 dirigentes dos modais de transportes rodoviário/condutores portuário, ferroviário, metroviário, sistema viário, taxista, moto-taxista, cargas e do setor aéreo.

Em entrevista ao Portal da CNTTL,o presidente da FUTAC, Ricardo Maldonato, contou um pouco da história de luta da Federação. 

“A FUTAC foi oficialmente constituída em outubro de 2013, mas iniciamos o processo de debate em 2003. Representamos cerca de 400 mil trabalhadores na América Latina e Caribe dos  setores de transporte terrestre de passageiros e cargas, transporte público urbano, portuário, aéreo, pesca e comunicações”, disse. 

O sindicalista relatou que, assim  como no Brasil, muitos países da América Latina têm sofrido com os ataques dos governo de extrema direita.

“Em nossa região estão aniquilando os direitos trabalhistas, sociais e políticos. Alguns exemplos são a reforma trabalhista e do sistema de pensões, que têm precarizado as relações de trabalho, com a flexibilidade trabalhista e a proibição ao direito de greve e de negociação coletiva. Por conta desse cenário temos um enfrentamento diário”, pontua. 

Plano Estratégico de lutas entre os países
 
Para Paulinho, presidente da CNTTL, esse intercâmbio entre os trabalhadores em transportes do Brasil, América Latina e Caribe é  importante para traçar estratégias contra os ataques patronais e de governos de extrema direita que vêm precarizando e retirando direitos e conquistas históricas da classe trabalhadora.

 “É importante traçarmos um plano de estratégias em conjunto para que possamos construir uma agenda de lutas propositiva que valorize questões como saúde, higiene e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras em transportes, promovendo condições mais humanas. Cito, como exemplo, os caminhoneiros que há anos lutam pelo direito a pontos de paradas com condições para descansarem", comenta.

Apoio 
O 2º Congresso Regional da América  também tem apoio Federação Sindical Mundial (FSM),   União Internacional Sindical Transportes (UIS) e das centrais sindicais, CUT, CTB, CGTB  e Intersindical.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros