CNTTL participa de reuniões para fortalecer representação dos trabalhadores em transportes em nível mundial

Confederação se reuniu com membros da ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes) e WFTU (Federação Sindical Mundial)

Por: Vanessa Barboza e Viviane Barbosa, da Redação CNTTL
Publicação: 18/03/2019 às 16:29 - Atualização: 19/03/2019 às 10:24
Imagem de CNTTL participa de reuniões para fortalecer representação dos trabalhadores em transportes em nível mundial

Presidente Paulinho (na ponta à direita), Litti (ao lado de Paulinho) com membros da WFTU e ITF

A CNTTL, representada pelo presidente Paulo João Eustasia, o Paulinho, participou nos dias 14 e 15 de março, na capital paulista , de duas importantes reuniões com os membros da Federação Sindical Mundial (WFTU – World Federation of Trade Unions) e da ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes). 

No dia 15 foi debatido com os representantes da ITF a filiação da CNTTL à entidade.Também participou da reunião o presidente da  Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC/CUT) e do Comitê Regional da Aviação Civil da América do Sul e Caribe da ITF Américas, Sergio Dias.

Hoje, a ITF  tem 248 sindicatos e federações filiados nos setores marítimo, portuário, aviação civil, ferroviário, transporte rodoviário e urbano, pesca, turismo e navegação fluvial que estão localizados em 115 países do mundo (Europa, Norte América, Ásia Pacífico, América Latina e Caribe, Mundo Árabe e África). Cerca de 2,1 milhões de trabalhadores são filiados aos sindicatos. Nos últimos 10 anos, a região da América Latina registrou um aumento de 72% de representação de trabalhadores, considerado o maior crescimento da ITF no mundo inteiro. 

O presidente da CNTTL, Paulinho, ressaltou no encontro que o ramo dos transportes é um dos mais organizados dentro da CUT e da CTB. "A Confederação representa hoje os trabalhadores e trabalhadoras em transportes nos modais: viário, aéreo, rodoviário, portuário/marítimo, mototaxista, metroviário, ferroviário, cargas e logística e os trabalhadores autônomos (caminhoneiros), totalizando aproximadamente seis milhões de trabalhadores no Brasil. Será um orgulho fazer parte dessa renomada entidade sindical internacional", conta.

Sergio Dias, membros da ITF e o presidente Paulinho 

Encontro com a FSM

Já no dia 14, Paulinho e Carlos Alberto Litti Dahmer, presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Ijuí, Rio Grande do Sul (SINDITAC-IJUI-RS), se reuniram com o presidente da WFTU – World Federation of Trade Unions (Federação Sindical Mundial),  Edgar Luís Sarango. No encontro foi discutida a realização de um Seminário dos Trabalhadores em Transportes no Brasil, previsto pra outubro.

A WFTU  é uma organização sindical internacional fundada em 1945, em Paris. Participam 56 organizações nacionais de 55 países e 20 organizações internacionais, representando cerca de 67 milhões de trabalhadores. Atualmente, sua sede situa-se em Atenas, Grécia.

Por ser a organização sindical internacional mais antiga, a entidade possui um importante histórico de lutas contra as políticas patronais que, junto aos governos de direita, promovem todo tipo de ataque aos direitos trabalhistas.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: