Campanha Salarial: Metroviários de Pernambuco decidem paralisação em defesa de aumento salarial e manutenção de direitos

A decisão foi aprovada em assembleia, após os trabalhadores rejeitarem por unanimidade a proposta de reajuste salarial de menos de 1%

Por: Viviane Barbosa, Redação CNTTL
Publicação: 12/12/2018
Imagem de Campanha Salarial: Metroviários de Pernambuco decidem paralisação em defesa de aumento salarial e manutenção de direitos

Assembleia dos Metroviários de Recife no dia 11 dezembro na Estação Central - foto: Sindicato

Os metroviários (as) de Pernambuco, que estão em Campanha Salarial, vão definir em assembleia nesta quinta-feira (13) se entrarão em greve por tempo indeterminado.

A decisão foi aprovada em assembleia, realizada na terça-feira (11) na Estação Central do Recife, após os trabalhadores rejeitarem por unanimidade a proposta de reajuste salarial de menos de 1% (um por cento) oferecida pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)  -- empresa federal brasileira.

Além de Pernambuco, os sindicatos dos metroviários da base da CBTU reivindicam a reposição salarial de 9,59% - referente ao acumulado de 01/05/17 à 30/04/18 e 7,12% referente às perdas acumuladas no período de maio/2011 a abril/2016.

Segundo o Sindmetro/PE, além da insatisfação com o índice, a categoria reprovou a extinção de cláusulas como: o Aviso Prévio Estendido e o fim da Multa para a empresa por Descumprimento de Acordo Coletivo.

Pauta dos Trabalhadores

Seis sindicatos de trabalhadores do setor  metroferroviário (Sindmetro/PE, Sinfeal, SintefRN, Sindfer/NE, Central do Brasil e Sintefep) estão negociando com a CBTU.  Durante as negociações, os sindicatos solicitaram a garantia da data-base, e a prorrogação do atual acordo coletivo 2017/2018, até a assinatura de um novo instrumento normativo, o que foi acatado pela companhia. 

Essa garantia é positiva para os metroviários porque a nova Lei Trabalhista acabou com o princípio da ultratividade, que determinava que uma Convenção/Acordo Coletivo de Trabalho continuasse valendo até a assinatura do próximo. 

“É necessário destacar a importância dessa proposta para toda a categoria metroferroviária, tendo em vista a política de retirada de direitos por parte do governo golpista de Michel Temer”, disseram os sindicatos em nota.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: