Filme "O Processo" desnuda o golpe e as mentiras que levaram ao impeachment de Dilma

O documentário, diz a cineasta Maria Augusta, “vai além da militância, não é panfletário”

Por: Vanilda Oliveira, especial Portal CUT
Publicação: 21/05/2018
Imagem de Filme

Divulgação

Brasília, Senado, 29 de agosto de 2016, Dilma Rousseff fala em sua defesa aos senadores: “Caso eu seja condenada, sem crime de responsabilidade, estará ocorrendo no Brasil um golpe”.

E ocorreu. Dois dias depois.

Foi um golpe jurídico, político e midiático mostrado ao Brasil e ao mundo pelas lentes turvas de uma imprensa parcial, usada como porta-voz dos golpistas e seus patrocinadores, para fazer o impeachment parecer legítimo e obediente aos ritos constitucionais, mas não foi.

Foi golpe, mesmo que somente agora, quase dois anos depois, seja enxergado dessa forma por boa parte dos que pediram “Fora Dilma”, enfrentados pela multidão que foi às ruas defender a presidenta.  

Desconstruir essa visão falseada que foi passada à sociedade é justamente o que o filme O Processo, produzido e dirigido pela cineasta Maria Augusta Ramos, faz. A obra concede ao Brasil e à comunidade internacional a oportunidade de ver a realidade dos fatos e seus bastidores, sem paixões nem edição, e confirmar (ou concluir) que Dilma foi, sim, apeada da Presidência da República por meio de um golpe, e não de um processo legítimo.

“Gostei muito. Tudo foi bem relatado, mas o nome do filme deveria ser 'O Golpe' e não 'O Processo'”, opinou o aposentado José Viana Santos, de 86 anos, que, na noite dessa quinta-feira (17), assistiu ao documentário no CineSesc Augusta, em São Paulo, ao lado da mulher, Maria Augusta Santos, de 87 anos. Fazia 60 anos que o casal, apaixonado por Dilma e Lula, não ia ao cinema.

“O filme tem uma proposta de cinema reflexivo, de retratar a realidade na sua complexidade, nas suas diversas narrativas e, finalmente, ele dá voz aos argumentos da esquerda, contrários ao impeachment, algo que não aconteceu até agora. E faz isso de uma maneira correta, respeitosa”, definiu a cineasta Maria Augusta Ramos.

Ela falou ao Portal CUT na tarde desta quinta-feira (17), dia em que O Processoestreou nas salas de cinema de todo o País. Uma fala que, talvez, explique e responda ao reparo feito pelo aposentado José Santos ao nome do filme.

A diretora admite que “o documentário não é isento, porque não existe obra isenta”. Essa é a afirmação que Maria Augusta repete aos seus entrevistadores desde que O Processo foi eleito pelo público entre os três melhores filmes do Festival de Berlim - palco do seu lançamento - onde foi aplaudido de pé.

“O documentário é uma visão subjetiva, que foi construída de forma cinematográfica e fez uma releitura de todo o processo, à luz dos fatos”, completa.

Premiado em três festivais internacionais de Cinema, o documentário, que desconstrói o impeachment de Dilma, tem lotado salas, sob aplausos e elogios, por onde passa. Também lotou as ruas da região central de Curitiba (PR), ao ser exibido em praça pública, no 1º de Maio nacional e unificado, organizado pela CUT, demais centrais sindicais e movimentos populares em defesa da democracia, dos direitos da classe trabalhadora e da liberdade de Lula para disputar a Presidência da República.

Emoção

“As pessoas têm saído do cinema emocionadas, comovidas”, afirma Maria Augusta. A diretora acredita que a boa repercussão e recepção do público, “acima das expectativas”, mostra que o filme, além do valor documental de retratar fatos reais sem apontar um lado, tem recebido valor cinematográfico.

A cineasta reconhece que não é um filme feito só para iniciados, militantes, petistas, esquerdistas. Avaliação que a chamada “crítica especializada” parece concordar porque foi quase unânime em elogios ao documentário, com destaque para esse aspecto.

Maria Augusta afirma que o impeachment foi golpe, mas destaca que o seu documentário mostra diferentes versões e visões “focadas no processo político-jurídico”. “Porque o filme se deu em torno dos fatos desse processo, das razões, das contradições”.

O documentário, diz a cineasta, “vai além da militância, não é panfletário”. “Não foi feito só no interesse de falar à militância que lutou contra o impeachment da presidenta, porque ele contempla os dois argumentos (pró e contra) e se propõe a nos levar a refletir”, define a diretora.

E completa: “O filme nos leva a questionar, é uma releitura que se propõe a ser uma obra aberta, por meio da qual cada um vai ver e rever o que aconteceu e enxergar as coisas que não foram capazes de captar naquele momento, no calor dos fatos”.

O retorno do público mostra que O Processo foi bem entendido. Várias pessoas procuraram a cineasta para dizer o quanto gostaram do filme. Esse gostar, segundo Maria Augusta, foi ainda mais declarado do público fora do Brasil, porque “não tinha nenhum acesso a informações sobre o impeachment, além das que recebiam via mídia (comercial)”.

Localizados à esquerda neste Brasil polarizado pela mentira do impeachment e abatido pela verdade do golpe, o casal José e Maria dos Santos confirma a fala da cineasta ao elogiar o filme, mas faz vários “reparos”.

Além da expectativa de um tom mais militante, os dois queriam ter visto Dilma falando mais com o povo; Lula discursando (ele aparece, mas não é entrevistado); a presidenta mostrada de uma forma “menos neutra” e que a luta contra o impeachment feita pela CUT e movimentos sociais não tivesse sido “resumida“ a bandeiras e o muro da vergonha em frente ao Congresso Nacional. Os dois, porém, aprovaram e aplaudiram O Processo por desnudar o golpe.

“O filme prova que Dilma não fez nada de mal, nada de errado. Ela e o Lula foram uma dupla muito boa para nós, para os pobres, para todos os brasileiros. Eu gosto da Dilma porque ela é uma mulher segura. Nem por tantas injurias e injustiças que fizeram com ela, se achou derrotada", disse Maria dos Santos.

"Dilma foi muito valente e tem minha admiração e respeito, porque se saiu muito bem sendo primeira mulher primeira presidente do Brasil. Ela foi humilhada, foi tudo, mas não se deixou abater e eu acho que o filme mostrou muito tudo bem isso”, completou.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: