Imagens: Maurício Araújo/Folha Opinião
Terminou sem acordo a última rodada de negociação da Campanha Salarial entre o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) e a Infraero, que aconteceu na última quinta-feira (27), na sede da estatal em Brasília
De acordo com o Sindicato, a Infraero disse que não terá condições de manter na íntegra o atual Acordo Coletivo de Trabalho com a correção de 4,08% (índice oficial da inflação ocorrida no período de vigência do ACT), pleiteada pela categoria.
A estatal calculou que esse aumento pode gerar despesas de R$ 90 milhões e falou ainda que segue orientação do governo federal em manter “ 0%” de reajuste.
Os dirigentes do Sina rebateram as argumentações da Infraero e disseram que a categoria aeroportuária não aceitará essa proposta “famigerada” em assembleias.
“O pulso ainda pulsa, a Infraero não morreu e deve ser tratada como empresa viva, cabendo aos seus diretores cumprir com suas obrigações”, ressaltou o presidente do Sina, Francisco Lemos, no site da entidade.
Concessões
Segundo o Sina, a Infraero também abordou as dificuldades para conceder o aumento salarial, alegando perda de receitas, principalmente, com as concessões de seus principais aeroportos.
“As consequências negativas das concessões vêm sendo denunciadas desde o início pelo Sindicato à opinião pública e à sociedade brasileira”, destaca o Sindicato.
Um forte exemplo é a situação do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), que será devolvido ao governo federal.
Nova proposta salarial
Diante do impasse na negociação, o Sina cobrou da estatal uma nova proposta de aumento salarial para que possa ser avaliada em assembleias.
“Vamos aguardar a manifestação da Infraero. No entanto, se não ocorrer uma melhora na proposta apresentada pela empresa, vamos convocar assembleias assim mesmo e, literalmente, manteremos a faca entre os dentes, juntamente com a categoria, para mais uma vez expor à sociedade o sangue, o suor e as lágrimas da Infraero” finaliza nota da Direção do Sina.
Base Infraero
A data-base da categoria aeroportuária é 1º de maio e estão em campanha cerca de 12 mil trabalhadores na Infraero.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL