João Feres Júnior - foto: youtube
O vice-diretor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uerj) e coordenador do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (Lemep), João Feres Júnior, comandou um estudo em que comprova de maneira científica a intensa perseguição do “Jornal Nacional”, da Rede Globo, e da grande mídia em geral, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao Partido dos Trabalhadores.
Em entrevista à Agência PT, o sociólogo que também é coordenador do site Manchetômetro, destaca que a quantidade de notícias negativas dadas pelo noticiário da emissora global sobre Lula é muito maior do que as relacionadas a lideranças de outros partidos, como o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
“Aécio Neves foi candidato a presidente, é o principal político do PSDB hoje em dia e objeto de diversas denúncias de corrupção em delações premiadas. Mesmo assim, a cobertura sobre Lula é mais de 10 vezes mais negativa do que a do tucano”, afirma.
“Fernando Henrique Cardoso, então, foi poupado pela cobertura da mídia de uma maneira absurda, apesar de também ter sido acusado de corrupção neste ano. As acusações contra Fernando Henrique nunca viram manchetes. As contra Lula, sempre viram”.
De dezembro de 2015 a agosto de 2016, período compreendido pela pesquisa de João Feres, o “Jornal Nacional” veiculou 12 horas e 52 minutos de matérias com viés contrário ao líder petista. É o mesmo que a transmissão de sete partidas de futebol ou um mês de novela. Os materiais com viés neutro duraram quatro horas.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL