Guarulhos: Aeroviários e Aeronautas lançam Campanha Salarial nesta quarta (21) no Gru Airport

Concentração será, às 6h, em frente à sala do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, localizada entre entre os Terminais 2 e 3 no desembarque doméstico

Por: Viviane Barbosa, Redação CNTTL
Publicação: 20/09/2016
Imagem de Guarulhos: Aeroviários e Aeronautas lançam Campanha Salarial nesta quarta (21) no Gru Airport

Arte da Campanha Salarial FENTAC/CUT 2016/2017 - criação: Mídia Consulte Comunicação

A preocupação com a segurança de voo é o mote da Campanha Salarial 2016/2017 da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil, filiada à CUT, (FENTAC) que iniciará nesta quarta-feira (21), às 7h, com o ato de Lançamento no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport). A concentração será, às 6h, em frente à sala do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, localizada entre os Terminais 2 e 3, no desembarque doméstico, no térreo (entrada da Infraero).  
               
O slogan da Campanha é “Profissional Fadigado, Seu Voo Ameaçado” (arte Mídia Consulte) que tem o objetivo de mostrar que as empresas aéreas têm adotado políticas severas de redução de custos, que querem acabar com a profissão de mecânico de aeronave e em alguns casos estão substituindo esses profissionais altamente qualificados por trabalhadores não habilitados para essa função. Esse fato somado  às escalas exaustivas e cansativas dos tripulantes com o aumento da terceirização de atividades essenciais, como agente de rampa e bagagem, geram um enorme perigo para segurança de voo dos passageiros que voam nas aeronaves. 

“A precarização e a terceirização comprometem todo o sistema operacional e isso afeta a segurança de voo. Nem nós e muito menos as empresas querem que isso aconteça. Por isso é fundamental que as companhias aéreas remunerem bem esses profissionais e invistam em treinamento, que são imprescindíveis para garantir um voo seguro”, explica o presidente da FENTAC, o aeronauta Sergio Dias, que recentemente foi eleito para presidência do Comitê Regional da Aviação Civil da América do Sul e Caribe da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) Américas.

Estão em Campanha Salarial na base da Federação cerca de 70 mil aeroviários (trabalhadores que atuam em solo) e aeronautas (que atuam dentro da aeronave - pilotos, co-pilotos, comissárias (os). A data-base é 1º de dezembro.

INPC + aumento real de 5%
Em assembleias dos aeronautas de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília, Porto Alegre e dos aeroviários de Campinas, Guarulhos, Recife, Porto Alegre e nas bases do Sindicato Nacional dos Aeroviários foram aprovadas as seguintes reivindicações: reposição integral da inflação da data-base, 1º de dezembro, e mais 5% de ganho real (produtividade), a garantia do nível de emprego nas bases da FENTAC, bem como a manutenção dos direitos nas Convenções Coletivas de Trabalho e a ampliação e melhorias nos direitos econômicos e sociais.  "Não vamos abrir mão da reposição da inflação. Os aeroviários e aeronautas trabalharam arduamente nestes últimos 12 meses e, portanto, têm direito a receber pela riqueza que ajudaram a produzir ", frisa Dias.

Os sindicatos filiados deixaram claro às empresas aéreas que a Campanha Salarial tem que encerrar no mês da data-base, em dezembro. “Entregamos as nossas pautas, no dia 15 de setembro, com bastante antecedência. A demora do ano passado, encerramos a Campanha 2015 em fevereiro deste ano, prejudicou os profissionais da aviação que perderam meses de reajustes, sem a retroatividade”, informa Dias.

Entrega de pautas
A FENTAC e os sindicatos filiados entregaram, no dia 15 de setembro,  as pautas de reivindicações para o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), que representa as companhias LATAM, GOL, Azul, Avianca e outras empresas da aviação. A negociação da Campanha deve iniciar no final deste mês. 

Quiz e esquetes teatrais
Durante o lançamento, os dirigentes entregarão para os passageiros uma publicação lúdica, batizada de Quiz da Aviação, que mostrará os impactos da fadiga, precarização e terceirização no trabalho. Um grupo teatral fará encenações, por meio de esquetes, para sensibilizar os passageiros sobre a realidade vivida pelos profissionais da aviação. 


Serviço
Ato de Lançamento da Campanha Salarial dos aeronautas e aeroviários da FENTAC/CUT
Data: 21 de setembro (quarta-feira)
Concentração:  6h em frente à Sala do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos
Local: Terminais  2 e 3 do Desembarque, no térreo - conhecida entrada da Infraero -e 7h início do ato        
Endereço do GRU Airport: Rod. Hélio Smidt, s/nº - Cumbica, Guarulhos



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: