Trabalhadores participaram da sessão da Comissão - divulgação
O projeto de lei que proíbe as empresas públicas e privadas, concessionárias de serviço de transporte coletivo, de atribuir ao motorista a função simultânea de cobrador de passagens foi aprovado pela Comissão do Trabalho da Câmara na última quarta-feira (10) de julho.
“Obrigar aquele profissional a cumprir duas funções ao mesmo tempo, isto é, dirigir e cobrar significa exigir do mesmo uma condição humanamente incompatível. Ademais, a manutenção do cobrador assegura e gera mais empregos”, disse o deputado Assis Melo (PCdoB-RS) em seu parecer. O projeto é de autoria do deputado Vicentinho (PT-SP).
A dupla função provoca atraso no cumprimento do percurso e maior dificuldade no atendimento de pessoas com deficiência, ou de idosos, gestantes e crianças, apontados entre os inconvenientes causados aos usuários e à população em geral.
O projeto prevê a empresa infratora às sanções prescritas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e na Lei de Concessões.
É necessário segundo trabalho no interior do ônibus
O presidente da CNTTL/CUT e do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba, Paulo João Estausia, o Paulinho da CUT, disse que a aprovação do PL de Vicentinho é uma boa notícia para os motoristas do transporte coletivo e urbano de passageiros. “É ilegal o motorista cobrar e dirigir ao mesmo tempo, isso fere o Código Brasileiro de Trânsito", alerta.
Paulinho defende uma emenda no PL de Vicentinho que assegure a necessidade de um segundo trabalhador no interior do ônibus. "A presença de um segundo trabalhador é fundamental. Na nossa base , as cidades de Sorocaba, Votorantim, Salvador, Guarulhos e Uberlândia têm assegurado o posto do agente de bordo/cobrador nos ônibus municipais", explica.
O sindicalista ressalta que os sindicatos filiados à Confederação têm procurado o poder legislativo na sua cidade, no sentido de pressioná-lo a criar uma legislação que garanta o posto de trabalho desses trabalhadores, que acima de tudo, são pais e mães de famílias. "Temos lutado diariamente para barrar a dupla-função e manter o posto de trabalho do cobrador. Além de precarizar o trabalho, os impactos na saúde do motorista são preocupantes", salienta.
Na base da CNTTL, a dupla função é vergonhosamente adotada no transporte coletivo no Espírito Santo, Rio de Janeiro e em Dracena, interior do Estado de São Paulo. Já no Vale do Paraíba, interior paulista, e em Belo Horizonte (MG), os sindicatos dos rodoviários cutistas lutam diariamente para barrá-la e manter o posto de trabalho do cobrador.
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