Brasília: TST convoca audiência de conciliação com Estivadores e as operadoras do Porto de Santos

Reunião acontece na segunda (11), no Tribunal Superior do Trabalho (TST)

Por: Redação CNTTL com Diário do Litoral
Publicação: 08/07/2016
Imagem de Brasília: TST convoca audiência de conciliação com Estivadores e as operadoras do Porto de Santos

divulgação

Dirigentes do Sindicato dos Estivadores de Santos e representantes dos terminais contêineres do Porto vão participar na segunda (11) de audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. A reunião será mediada pelo ministro TST, Ives Gandra da Silva Martins Filho.

Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores, Rodnei Oliveira da Silva Nei,  o ministro pediu que a categoria suspenda qualquer tipo de greve ou paralisação até a audiência. Imediatamente, os diretores do sindicato que estavam em Santos providenciaram a suspensão da greve e do ato público, que chegou a interromper o trânsito no local, no bairro da Ponta da Praia.

Greve

A paralisação havia sido deflagrada porque os operadores portuários e marítimos aumentaram o número de vinculados em detrimento dos avulsos e não respeitaram a greve de 24 horas, na sexta-feira, dia 1º, quando operaram navios com mão de obra da tripulação.

A intenção dos portuários é inviabilizar a utilização de 66% de mão de obra vinculada contra 34% de avulsa. Segundo Nei, o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) aumentou para além de 66% o vínculo de estivadores, o que deixou sem trabalho aproximadamente 500 avulsos nas operações.

Os trabalhadores entendem que, apesar do TST ter concedido aos ­empresários a possibilidade de utilizar 66% de mão de obra vinculada contra 34% de avulsa, o ­processo ainda não ­transitou em julgado. O Sindicato dos Estivadores defende que, enquanto o STF não se pronunciar, ou seja, enquanto o processo não transitar em julgado, a paridade deve ser de 50% vinculados e 50% avulsos.

A categoria reivindica ainda resposta às reivindicações de data-base de 1º de março.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: