Jacy Afonso, Sr Rafael Marttineli e companheiros - Foto: divulgação
Foi realizado na terça-feira (3), o lançamento do Sistema Nacional de Empregos (SINE) e a assinatura do decreto que reformula o Conselho Nacional do Trabalho (CNT). A atividade marcou as comemorações do 1º de maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, e aconteceu no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília.
O projeto de Lei reestrutura o SINE e amplia a proteção a trabalhadores e o apoio aos empregadores no processo de seleção e recrutamento. A nova Lei altera a forma de transferência de recursos federais para estados e municípios, que passa a ser automática. Atualmente, esse repasse é feito por meio de convênios, que necessitam ser periodicamente renovados.
Comissão da Verdade
Durante a solenidade, também foi criada uma Comissão da Verdade, no âmbito do MTE, que vai investigar intervenções em Sindicatos e prisões de sindicalistas ocorridas no período da ditadura militar.
O ex-presidente da Federação Nacional dos Ferroviários (FNTF) e grande líder sindical, Rafael Marttineli, de 92 anos, que foi preso e torturado pelo governo militar em 1964, participou da cerimônia. Também esteve no evento o ex-Secretário de Organização da CUT e parceiro da CNTTL, Jacy Afonso.
A CUT e oito centrais sindicais, que participam da Comissão Nacional da Verdade, entregaram um documento cobrando informações do MTE sobre a perseguição aos trabalhadores e sindicatos sofridas neste período nefasto da história do Brasil.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL