Começa a campanha nacional de vacinação contra a gripe

O público-alvo envolve idosos, crianças e gestantes, entre outros. A imunização será realizada até o dia 20 de maio

Por: Com Portal Brasil
Publicação: 28/04/2016
Imagem de Começa a campanha nacional de vacinação contra a gripe

Arte: Governo Federal

Começou a campanha nacional de vacinação contra gripe. O público-alvo da campanha envolve idosos, crianças e gestantes, entre outros e a meta do governo federal é imunizar 49,8 milhões de pessoas. 

A mobilização tem o objetivo de conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias. Após a vacinação, o organismo leva 15 dias para gerar os anticorpos contra a enfermidade.

No sábado, 240 mil profissionais estarão em 65 mil postos de saúde para começar a aplicar a vacina aos grupos com maiores riscos de contrair a doença. São integrantes deste grupo pessoas a partir de 60 anos, crianças entre seis meses até menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional.

As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (grupo que inclui pessoas com deficiências específicas), também deverão se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de imunização. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

A vacinação será realizada até o dia 20 de maio. 

Tratamento

O Ministério da Saúde alerta que as pessoas que contraírem gripe devem buscar tratamento nos postos de saúde. Uma opção a ser avaliada pelos médicos é a indicação do antiviral fosfato de oseltamivir.

Ao fazer essa recomendação, o ministério alerta para o fato de que, para ter efeito, o antiviral deve ser tomado até 48 horas após o início da doença. Por isso, é importante não demorar para ir à rede de atendimento de saúde.

Ao apresentar a campanha de vacinação contra a gripe, o secretário de Vigilância em Saúde enfatizou que é muito importante reforçar os cuidados para evitar o contágio. Entre as principais medidas recomendadas estão lavar frequentemente as mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitem a transmissão de doenças respiratórias, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes ventilados e evitar contato com pessoas com sintomas da gripe.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: