Brasília: CNTTL e Sindicatos dos Ferroviários CUTistas participam de reunião com Secretário Especial do Trabalho

Objetivo foi expor o não avanço no Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016 dos companheiros na Valec e cobrar uma mediação com urgência

Por: Redação CNTTL
Publicação: 03/03/2016 às 15:32 - Atualização: 04/03/2016 às 10:50
Imagem de Brasília: CNTTL e Sindicatos dos Ferroviários CUTistas participam de reunião com Secretário Especial do Trabalho

Foto: CNTTL

A CNTTL, representada pelo seu assessor Itamar Firmino da Guarda, participou nesta quinta-feira (3) de reunião em caráter de urgência com o Secretário Especial do Trabalho e Previdência Social, José Lopez Feijóo e com o Secretário de Relações do Trabalho, Manoel Messias Nascimento Melo, em Brasília.

O objetivo do encontro foi expor aos Secretários o que está acontecendo em relação ao Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016 dos trabalhadores ferroviários na VALEC, que foi arquivado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) após a Federação dos Ferroviários da CUT (FITF/CNTT/CUT) e Sindicatos CUTistas filiados  ajuizarem Dissídio Coletivo por conta do não avanço nas negociações. (entenda a negociação abaixo). 

Diante do exposto, os secretários pediram que fosse enviada uma solicitação de Mediação entre a VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias e a Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários da CUT - FITF/CNTTL/CUT por intermédio da Secretaria de Relações do Trabalho do M.T.E.

Também participaram da reunião Jerônimo Miranda Neto, presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários – FITF/CNTTL/CUT; Roberval Duarte Placce, presidente do Sindicato de Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru e Mato Grosso do Sul – STEFMUMSMT; Valmir de Lemos,  Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil – STEFZCB; Antônio Eduardo Nascimento Oliveira – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Ferroviárias e Metroviário do Estado da Bahia e Sergipe – SINDIFERRO; Jacy Afonso de Melo - Secretário de Formação Sindical da FETEC/CUT/CN.  

Entenda a negociação 

A Pauta de Reivindicações 2015/2016 dos ferroviários na Valec foi protocolada no dia 27 de fevereiro de 2015 -- 62 dias antes da data base da categoria, 1º de maio, para que a empresa  tivesse todo o tempo necessário para analisar o documento.

No entanto, isso não que aconteceu. Para dar início as negociações, os Sindicatos solicitaram apoio aos Parlamentares encaminhando Cartas, em 07/05/15, pedindo que a VALEC dê início ao processo negocial. Não surtindo efeito, foi necessário recorrer ao Ministério Público do Trabalho da 10ª Região – Brasília e ao Ministério do Trabalho e Emprego para mediação.

O MPT notificou (Mediação nº 001362.2015.10.000/1) as partes – Sindicatos e Empresa (VALEC) – para comparecerem as Audiências de Mediação sob a Coordenação da Procuradora do Trabalho Drª Dinamar  Cely Hoffmann. Foram realizadas três audiências nos dias 20/07/15, 13/08/15 e 02/09/15. Não houve acordo e a mediação foi arquivada.

Quando os Sindicatos já haviam tomado todas as providências para forçar a empresa abrir as discussões da Pauta de Reivindicações,  eles foram  convidados para a 1ª reunião para tratar das negociações, no dia 07/07/15, tendo ocorrido a 2ª em 21/07/15. Simultaneamente com a Mediação do MPT 10ª Região.

A empresa apresentou na 1ª Reunião o percentual de 3% e na 2ª Rodada 5%. A inflação do período de 01/05/14 a 30/04/15 foi 8,17%  calculado pelo IPCA. E nas audiências de mediação ofereceu o mesmo reajuste de 5%, segundo os representantes da VALEC, Sr. Mauro Sérgio Almeida Fatureto, Superintendente de Recursos Humanos, este era o percentual autorizado pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST/MPOG).

Frustrada todas as tentativas para se chegar um acordo, a Federação dos Ferroviários da CUT (FITF/CNTT/CUT) e os Sindicatos filiados ajuizaram Dissídio Coletivo de Trabalho de Natureza Econômica no Tribunal Superior do Trabalho (TST) sob o nº DC 18153-37.2015.00.000. Houve duas audiências de conciliação – dias 23/09/15 e 22/10/15, a VALEC repetiu a proposta oferecida em outros fóruns já mencionados acima de 5%.

Não houve sucesso nessa última investida, quando o vice-presidente do TST, Ives Gandra, a época, no dia 18 de dezembro e 2015, através de despacho manda arquivar o Dissídio sem resolução do Mérito e, no dia 16 de fevereiro de 2016, o processo foi arquivado definitivamente.

A Valec conta com 358 trabalhadores da ativa e 65  mil aposentados e pensionistas, na sua maioria já com mais de 65 anos de idade. " Solicitamos, com urgência, que a empresa reabra o processo negocial referente ao reajuste data base 1º de maio de 2015 para que todos os trabalhadores possam ter seus salários e proventos corrigidos", defendem as entidades.  



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: