“Bolsa Família contribui para o combate ao trabalho infantil”, afirma Nobel da Paz

Para ativista indiano Kailash Satyarthi, programas brasileiros são os mais avançados do mundo

Por: Com Agência PT
Publicação: 10/02/2016
Imagem de “Bolsa Família contribui para o combate ao trabalho infantil”, afirma Nobel da Paz

Roberto Stuckert Filho/PR

O programa Bolsa Família, criado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contribui no combate ao trabalho infantil no Brasil ao relacionar o benefício a questões como saúde e educação das crianças atendidas. A afirmação é do ativista indiano Kailash Satyarthi, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2014.

Satyarthi se reuniu na quinta-feira (4) com a presidenta Dilma  e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

“Quero destacar o sucesso do programa Bolsa Família no que se refere à melhoria da situação das crianças, principalmente nas áreas da saúde e alfabetização. É notável a melhora”, disse o ativista.

“Nos últimos 15 anos, o número de crianças no trabalho infantil no Brasil caiu drasticamente. Isso se deve não apenas ao forte desempenho da sociedade civil, mas também devido a abordagens inovadoras, tais como o Bolsa Família. Essas iniciativas não só reduziram o número de crianças trabalhando, como foram importantes para criar confiança de que no Brasil, na América Latina e no mundo todo, os governos e a sociedade civil podem trabalhar juntas para por fim ao trabalho infantil e o trabalho escravo. Isso se fez possível neste País devido ao trabalho do presidente Lula e aos esforços contínuos da presidenta Dilma”, enfatizou.

Segundo Kailash Satyarthi, países emergentes, como os membros do BRICS, podem servir de exemplo para o mundo de como abordar a agenda do trabalho infantil.

Na conversa com a presidenta, foram tratadas diversas questões relacionadas à situação das crianças no Brasil e no mundo, além das ações do governo brasileiro na área. “Conversamos sobre a elaboração de uma abordagem e política holísticas de modo a priorizar as agendas de interesse das crianças”, completou Satyarthi.

O vencedor do Prêmio Nobel da Paz disse, ainda, que considera que o Brasil tem condições de sediar uma conferência mundial sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável relacionadas às pautas da infância, de modo a priorizar as crianças na elaboração das políticas públicas. “Fiquei muito grato, pois Dilma se mostrou muito receptiva à ideia”, garantiu Satyarthi.

“Sempre fui um grande admirador do Brasil, particularmente do seu êxito da democracia e suas instituições democráticas”, afirmou.

 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: