Vox Populi: 93% da população aprova a pauta da CUT para o Brasil avançar

Pesquisa mostra que a Central está em sintonia com o desejo da sociedade de ver o País ver retomar o crescimento

Por: Da CUT
Publicação: 22/01/2016
Imagem de Vox Populi: 93% da população aprova a pauta da CUT para o Brasil avançar

arquivo CUT

É amplo o apoio de todos os segmentos da sociedade brasileira às pautas históricas, às bandeiras e às propostas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) para o Brasil.

As propostas da CUT para o país sair da agenda da crise e entrar na pauta do desenvolvimento econômico e social, com mais justiça, inclusão e geração de emprego, como ampliação da oferta de crédito, programas para ajudar pequenas e médias empresas e para dificultar demissões, são amplamente apoiadas por todos os setores da sociedade, de trabalhadores a empresários, passando por donas de casa e aposentados.

É isso que mostra a estratificação social da pesquisa CUT/Vox Populi, realizada em dezembro do ano passado, entre os dias 11 e 14 de dezembro, em todos os segmentos demográficos e socioeconômicos – trabalhadores da iniciativa privada, autônomos, empresários (pequenos, médios e grandes), funcionários públicos, profissionais liberais, donas de casa, estudantes, desempregados e aposentados – da sociedade.

Essa aprovação, diz o presidente da CUT, Vagner Freitas, mostra que estamos em sintonia com o desejo da sociedade que quer sair da pauta da crise e ver o Brasil voltar a se desenvolver. É preciso melhorar o cenário econômico e, para isso, “é preciso quebrar resistências, unir toda a sociedade para a construção de consensos em torno de propostas como as que a CUT vem fazendo nos últimos anos”. 

As propostas da CUT para o Brasil retomar a pauta do desenvolvimento obtiveram aprovação quase unânime em todos os segmentos sociais. Entre elas, a pergunta se ajudaria o país a sair da crise criar um programa para ajudar pequenas e medidas empresas, obteve percentuais positivos de 86% entre os trabalhadores/privados, 88% autônomos, 92% empresários, 95% funcionários públicos, 91% profissionais liberais,  82% donas de casa, 84% estudantes, 86% desempregados e 81% aposentados.

Outra proposta da CUT com o mesmo objetivo, a de aumentar a oferta de crédito para fortalecer o mercado consumidor, também é vista pela sociedade como uma forma de ajudar o país. Responderam positivamente a essa pergunta 64% dos trabalhadores/privados, 68% dos autônomos, 69% dos empresários, 63% dos funcionários públicos, 65% dos liberais, 61% das donas de casa, 58% dos estudantes, 66% dos desempregados e dos aposentados.

Pautas como a redução da taxa de juros para geração de mais emprego e renda também são apoiadas pela maioria da sociedade. Os percentuais ultrapassam 93% .

Já bandeiras históricas da Central, como a cobrança de impostos sobre grandes fortunas, um item pouco debatido na mídia nacional, que bate na eterna pauta do impostômetro, divide a população – metade é a favor e metade é contra, em todos os estratos sociais. A surpresa da pesquisa é que  o maior percentual de aprovação foi entre os empresários. Para 55% deles, a medida ajudaria o país. Entre os trabalhadores da iniciativa privada o percentual dos que concordam que a medida ajudaria caiu para 51%.

Alguns itens obtiveram percentuais favoráveis a pauta da classe trabalhadora  acima de 80% em todos os estratos sociais, inclusive entre o empresariado, como é o caso da aposentadoria. Acreditam que o governo NÃO deveria mexer nas regras da aposentadoria 90% dos trabalhadores do setor privado, 88% dos trabalhadores autônomos, 84% dos empresários, 86% dos funcionários públicos, 92% dos profissionais liberais, 86% das donas de casa, 85% dos estudantes, 90% dos desempregados e 81% dos aposentados.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: