ES: Portuários farão protesto contra expansão de área de empresas privadas no porto público

Mobilização acontece nesta quinta-feira (22), a partir das 8h

Por: Redação CNTTL com Suport-ES
Publicação: 21/10/2015
Imagem de ES: Portuários farão protesto contra expansão de área de empresas privadas no porto público

divulgação

Nesta quinta-feira (22), os portuários no Espírito Santo vão realizar manifestação a partir das 8h, contra o adensamento — a expansão de área de empresas privadas para dentro do porto público da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Os trabalhadores, representados pelo Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES), vão se reunir na entrada do Porto de Vitória, na Ilha do Príncipe, e seguir em marcha até o prédio 04 da Codesa, em frente ao Palácio Anchieta.

O Sindicato é contra a entrega do patrimônio público ao monopólio privado. Isso porque o Terminal de Vila Velha (TVV-Log-in) e o Peiú solicitaram à Secretaria de Portos (SEP) o adensamento (expansão) de áreas arrendadas para se tornarem áreas contíguas dentro da poligonal do porto organizado, além da prorrogação contratual do arrendamento com a Codesa. O TVV solicitou o adensamento dos berços 201 e 202 e o Peiú o berço 905.

No entanto, o sindicato mostrou, conforme estudos do Dieese e da Federação Nacional dos Portuários (FNP), a viabilidade técnica, operacional e econômica dessas áreas, o que impede as empresas TVV e Peiú de expandirem suas áreas arrendadas para estes berços. “Isso seria possível apenas se estivesse previsto no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário em vigor (PDZP-2001). Mas, não há nenhuma menção quanto à possibilidade de expansão de áreas arrendadas açambarcando áreas operacionais já em atividade. Ou seja, a expansão pode ocorrer em um local onde não há uma instalação portuária operacional ou quando as dimensões dessa área não comportarem uma instalação portuária. Neste caso, não existe a possibilidade de adensamento em uma instalação portuária já existente e em operação”, explica o Sindicato.


Redação CNTTL

Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca - Gibran
Agência: Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa:Viviane Barbosa MTB - 28121 
E-mail: jornalismo@midiaconsulte.com.br



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
 

Mídia

Filiados

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: