Alfredo Coletti Bocci - diretor da CNTTL/CUT - Foto: Marco Vinício
Depois de uma longa negociação que acarretou em dissídio na Justiça, a Campanha Salarial dos trabalhadores na Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) chegou ao fim. A data-base da categoria tinha vencido em 1º de maio.
Segundo Boletim “Transitando” do Sindviários/CUT, edição outubro, os funcionários na Companhia aprovaram em assembleia a proposta feita pelo Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP), que garante reajuste salarial e mais adicional por tempo de serviço no valor de 6% retroativo a maio deste ano. Em fevereiro de 2016, os salários terão mais um reajuste de 1,14%, perfazendo um aumento total de 7,21% . (Confira abaixo em mais conquistas)
Alfredo Colleti, diretor do Sindviários e da CNTTL/CUT, afirma que esse ano a Campanha Salarial foi influenciada por diversos fatores externos (crises econômica, mundial e política) e internos (eleições de representantes).“Por isso, tomamos medidas de enfrentamento, levamos o nosso Acordo para Dissídio Coletivo e na audiência de conciliação e julgamento foi desenhada uma proposta pelo Juiz que apresentamos à Assembleia e a maioria aprovou”, disse o dirigente.
Pagamento e vitória
O Sindicato informa que o pagamento dos valores retroativos deve ser feito até 30 de outubro e a folga consecutiva de cinco dias deverá ocorrer durante a vigência do Acordo Coletivo de Trabalho, ou seja, até o final de abril do ano que vem.
Na avaliação de Colletti, o resultado da Campanha foi vitorioso, porque atendeu os anseios da categoria. “Em 2016, esperamos uma melhor conjuntura nacional e internacional para avançarmos ainda mais em benefícios, como a Participação nos Lucros e Resultados. Na nossa base, 100% das empresas já pagam esse benefício”, explica.
Base e demais reajustes
De base estadual, o Sindviários/CUT representa mais de quatro mil trabalhadores na CET-SP e também nas empresas municipais e privadas.
O Sindicato informa que também já fecharam acordos: os trabalhadores na CET-Santos que conquistaram aumento salarial de 11%, na Emdec-Campinas foi de 8,36% e nas outras 53 empresas privadas os aumentos médios oscilaram entre 8,29% nos salários e 10% nos benefícios econômicos/ sociais (vales refeição e alimentação entre outros).
Conquistas da CET-SP
-
Auxílio Educação Especial de 7,21% retroativo a maio de
2015;
- Concessão de licença-remunerada de cinco dias úteis corridos que
serão usufruídos na próxima data-base;
- Reajuste de 7,21% do vale refeição e vale alimentação, retroativo
a maio de 2015;
- Programa de Participação nos Resultados no valor de R$ 4.500,00
para o ano de 2016;
- Mérito de 0,5% a ser aplicado em novembro de 2015, calculado
sobre a folha normal.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL