ES: Portuários repudiam demissões de metalúrgicos no Estaleiro Jurong

Trabalhadores participaram de greve e disseram que foram coagidos e mantidos sob cárcere privado

Por: Suport/ES
Publicação: 25/09/2015
Imagem de ES: Portuários repudiam demissões de metalúrgicos no Estaleiro Jurong

Foto: Suporte-ES

O Sindicato Unificado da Orla Portuária do Espírito Santo (Suport-ES) acompanhou e participou da greve dos trabalhadores no Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), junto com os metalúrgicos, representados pelo Sindimetal .

O Suport/ES repudia a demissão por justa causa de 40 funcionários da empresa, após a paralisação, que durou cerca de 15 dias. A empresa alegou que os trabalhadores foram demitidos por causa de irregularidades no local de trabalho.

No entanto, as irregularidades que o Suport-ES percebeu foram outras. Os trabalhadores disseram que foram coagidos e mantidos sob cárcere privado em um salão na empresa, sob a vigilância de homens, segundo eles, armados, para que assinassem rescisões relativas a demissões por justa causa, na terça-feira, dia 22.

Para o presidente do Suport-ES, Ernani Pereira Pinto, a ação é uma tentativa de desmando aos direitos trabalhistas. “Esse é o reflexo real de que sempre os trabalhadores pagam a conta dos desmandos de maus gestores. Foi feito um investimento em um projeto que deveria gerar emprego e cumprir normas e condições de trabalho. Não para afrontar o trabalhador e transgredir no respeito ao direito”, disse.
 

Sindimetal

De acordo com Roberto Pereira, presidente do Sindimetal, o dissídio coletivo está em andamento no Tribunal Regional do Trabalho e os trabalhadores demitidos fizeram parte do movimento grevista. O acordo ainda não foi finalizado. O Sindimetal-ES ajuizará ação por perseguição ao exercício do direito de greve.

A empresa Estaleiro Jurong Aracruz negou as denúncias. O superintendente substituto do Ministério do Trabalho Alcimar Candeias foi até o local. Ele afirmou que foi marcada uma reunião para segunda-feira, às 10h, no Ministério do Trabalho.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: