Campanha Salarial: Sindicatos filiados à FENTAC/CUT realizarão assembleias para definir pautas

Aeronautas fazem nesta terça-feira (15) e aeroviários nos próximos dias


Publicação: 14/09/2015
Imagem de Campanha Salarial: Sindicatos filiados à FENTAC/CUT realizarão assembleias para definir pautas

Assembleia Aeroviários de Guarulhos, realizada em agosto - crédito: Nayara Striani/Mídia Consulte

Aeroviários e aeronautas da base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC/CUT) dão início aos preparativos da Campanha Salarial 2015/2016. A data-base das categorias é 1º de dezembro e estarão em campanha cerca de 70 mil trabalhadores  em todo o Brasil.

As categorias realizarão nesta semana assembleias para definir as principais reivindicações deste ano que serão entregues para o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), que representa as empresas aéreas TAM, Gol, Azul e Avianca. Os encaminhamentos foram aprovados no Seminário de Planejamento da Campanha Salarial, realizado nos dias 14 e 15 de agosto, em Porto Alegre.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) realizará nesta terça-feira (15) assembleias nos aeroportos de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Porto Alegre. (confira abaixo).  Já os aeroviários, as assembleias acontecerão em Guarulhos na quarta-feira (16), em Recife na quinta-feira (17) e o Sindicato Nacional dos Aeroviários realizará nas suas bases localizadas em todo País, no dia 22. Os aeroviários de Porto Alegre realizarão nos próximos dias.

Crise não atinge aviação

Segundo o presidente da FENTAC/CUT, o aeronauta, comissário de voo na Gol, Sergio Dias, a aviação vive boa fase no país. “Hoje existe uma crise política, mas a econômica que atingiu alguns setores não afetou a aviação. Houve crescimento na demanda, maior aproveitamento das aeronaves e os trabalhadores passaram a produzir mais. A crise econômica não será a desculpa para as empresas aéreas não avançarem nos reajustes e direitos que os aeronautas e aeroviários realmente merecem”, avalia o sindicalista.

Aviação registra bons resultados
Segundo diagnóstico apresentado durante o Seminário da FENTAC pelo técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na Federação e sociólogo, Mahatma Ramos, o setor aéreo teve bons resultados.  De 2011 a 2014, o Produto Interno Bruto brasileiro (PIB) teve um crescimento de 2,1%, sendo que em 2014 a aviação civil brasileira apresentou crescimento de 5,61%.  Em relação aos voos, a demanda internacional teve aumento de 49,6%. Já a doméstica apresentou crescimento de 88,2%, o que representa  aumento de 77,4%.
Enquanto o modal rodoviário registrou 37,05% de passageiros em 2014, o aéreo teve 62,95%. “O avião foi o meio mais utilizado na Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil. Os números comprovam que o cenário de crise no País, para o setor da aviação, não apresentou impacto”, destaca Ramos.

Entrega de Pautas e Arte da Campanha

Após a definição e aprovação das reivindicações nas assembleias dos aeronautas e aeroviários, a FENTAC e os sindicatos filiados entregarão as pautas para o SNEA. Também acontecerá um ato de lançamento da Campanha. Essas ações deverão ocorrer na próxima semana.

A FENTAC/CUT e os sindicatos filiados divulgarão nesta semana a arte e o slogan da Campanha Salarial 2015/2016.

 

Assembleia dos aeronautas

Rio de Janeiro
Av. Franklin Roosevelt, 194 – 8º andar – Castelo/RJ

São Paulo
Auditório do Hotel Ibis Congonhas, Sala Imperial
Rua Baronesa de Bela Vista,  801

Brasília
Parlamundi Eventos
SGAS 915 Sul Lotes 75/76, 1º Andar, Brasília/DF

Porto Alegre
Rua Augusto Severo, 82 – Bairro São João/RS (Sindicato dos Aeroviários)

Campinas
Rod. Santos Dumont, Km 66 – S/N – Centro Empresarial Viracopos 2º andar – Auditório


Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL/CUT



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: