Memorial da Democracia será lançado nesta terça (1º)

Seu objetivo é colocar à disposição de todos conteúdos do Brasil Colônia ao século XXI


Publicação: 31/08/2015
Imagem de Memorial da Democracia será lançado nesta terça (1º)

Movimento Pelas Diretas Já na década de 1980 - foto: google

O Lançamento do Memorial da Democracia com a presença do ex-presidente Lula acontece nesta terça-feira, 1º de setembro, às 18h30, na sede do  Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. 

O Memorial da Democracia, portal multimídia interativo do Instituto Lula, é um espaço dedicado às lutas do povo brasileiro na construção de um país mais justo, livre e soberano.

Concebido por uma equipe de jornalistas, historiadores, artistas e pesquisadores, o Memorial é uma obra em construção. Seu objetivo é colocar à disposição de todos os brasileiros conteúdos dinâmicos sobre a longa caminhada, do Brasil Colônia ao século XXI, em busca de democracia com justiça social.

O Memorial da Democracia começa com dois módulos que abordam os períodos mais recentes da nossa história. O primeiro (1964 a 1985) registra a corajosa resistência de tantos brasileiros contra a ditadura militar e o terror do Estado. Dá conta ainda da vigorosa retomada das lutas sociais, que levariam à derrocada do autoritarismo e à promulgação da Constituição Cidadã.

O segundo módulo (1985 a 2002) mostra como a reconquista da democracia permitiu ao povo lutar com mais força por seus direitos, colocando a inclusão social na agenda do país. Tudo isso tendo como pano de fundo uma extraordinária produção cultural, vibrante, crítica, bem humorada e irreverente.

Conteúdos interativos

Nas linhas do tempo estão ordem cronológica os episódios que marcaram a história. Grandes eventos aparecem sempre marcados em amarelo e ao lado de todos os textos fotos, charges, cartazes, documentos, jornais, músicas, discursos e trechos de filmes e vídeos.

A linha do tempo é complementada pelos Extras, capítulos especiais que levam a um mergulho mais profundo em temas com uma linguagem mais leve e lúdica . "O internauta vai encontrar exposições virtuais, listas musicais, navegar entre personagens e conquistas históricas e pode até jogar", destaca texto do Instituto.

Ao todo, são mais de 700 vídeos e áudios e mais de duas mil fotos em 450 episódios e 19 extras. Para compartilhar uma página, uma foto ou um vídeo nas suas redes sociais, é só clicar e mandar o seu recado.

O Memorial da Democracia é um museu em constante atualização.

Se você tem informações, imagens e documentos e quer ajudar a contar e preservar a história da democracia no Brasil, participe !!

www.memorialdademocracia.com.br


Com informações do Instituto Lula



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros