Dieese: “PPE é uma conquista do movimento sindical”

Nesse novo instrumento a proteção do emprego é garantida


Publicação: 10/07/2015
Imagem de Dieese: “PPE é uma conquista do movimento sindical”

Wilson Dias

O Plano de Proteção ao Emprego (PPE),  sancionado por medida provisória pela presidenta Dilma no dia 6 de julho, é uma iniciativa importante, já testada com eficácia em outros países, na opinião do diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio. 

Em comentário à Rádio Brasil Atual, ele aponta benefícios perante outros modelos – em momentos de desaceleração da economia. “É melhor do que os que existem, como seguro-desemprego e lay-off”, diz.

“O seguro-desemprego protege o desempregado, mas não o emprego. O lay-off deixa os trabalhadores afastados, não garantindo o emprego, nem o seguro-desemprego. Nesse novo instrumento a proteção do emprego é garantida, assim como certo nível de trabalho, remuneração e, caso o problema se agrave, o trabalhador não perde acesso ao seguro-desemprego”, explica.

Clemente destaca o programa como uma conquista do movimento sindical e diz que "essa é uma demanda muito antiga, parte da retomada de um debate sobre um sistema público de empregos para proteger quantidade e qualidade dos postos de trabalho". 

Os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) podem ser utilizados apenas com consulta da empresa ao trabalhador, e podem ser utilizados em até um ano. “É um instrumento para ser utilizado diante de impactos externos à economia que possam resultar em demissões.”

 

Com RBA 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: