divulgação
Mesmo diante dos impasses colocados pelo Governo do DF, rodoviários decidem manter a greve. O Secretário de Mobilidade Urbana do Distrito Federal, Carlos Henrique Tomé, declarou à categoria que o GDF não vai se meter nas questões da greve, isentando completamente o governo de suas responsabilidades com o transporte público e com o contrato com as empresas de ônibus. A categoria tem cerca de 11 mil trabalhadores.
Devido à ação dos patrões, o TRT tentou limitar a mobilização dos trabalhadores. O Sindicato dos Rodoviários do DF (Sittrater) foi notificado pelo tribunal com a determinação de que 70% da frota deveria rodar na greve, iniciada na segunda-feira (8), durante o horário de pico, e 50% no resto do dia, para atender os passageiros. Caso contrário, seria aplicada multa de 100 mil reais ao Sindicato por dia de paralisação.
“O Estado, responsável pela mobilidade da população, está sendo omisso neste cenário grave de desrespeito à classe trabalhadora”, disse o secretário de Comunicação do Sittrater, Marcos Junio Duarte, ao se referir à omissão do GDF, à falta de negociação e à pressão contra o direito de greve dos trabalhadores.
“A categoria permanece resistente às falsas tentativas de negociação das empresas, que propõem aumento salarial irrisório aos trabalhadores da capital federal, onde o custo de vida é altíssimo e as condições trabalhistas intensificam a desigualdade social”, completa Jorge Faria, presidente do Sindicato
De acordo com o Sindicato, as empresas ofereceram apenas 8,38% de reajuste nos salários. Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 20%, 30% nos vales alimentação e refeição, pagamento de plano de saúde durante seis meses para o trabalhador que for para o INSS e plano de saúde familiar.
Com CUT Brasília
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL