Lula: “Educação se constrói com diálogo, não com violência"

O ex-presidente comemorou o acordo firmado entre o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e os professores do estado


Publicação: 19/05/2015
Imagem de Lula: “Educação se constrói com diálogo, não com violência

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou, em  nota  publicada em sua página no Facebook, na segunda-feira (18), o acordo firmado entre o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e os professores do estado. Lula usou também o exemplo dado pelos governo do PT, inclusive o dele, que estabeleceu o Piso Salarial Profissional Nacional, para criticar a truculência e negligência com as quais os governos de São Paulo e do Paraná tratam os profissionais.

Na última sexta-feira (15), Pimentel encaminhou um projeto de lei pelo qual concede 31,78% de aumento para os professores da rede estadual. O projeto prevê uma valorização escalonada dos vencimentos dos professores, até 2018.

“Cumprimento o governador Fernando Pimentel, que mesmo recebendo uma situação financeira difícil do governo anterior, conseguiu em cinco meses fazer o que não foi feito em 12 anos pelos tucanos no estado”, declarou Lula.

O ex-presidente ressaltou o diálogo e o respeito promovidos por Pimentel para com os educadores mineiros. “A educação é o principal caminho para um futuro melhor para todos os brasileiros. E esse caminho passa pela valorização dos professores”, ressaltou.

Leia a nota na íntegra:

“Educação se constrói com diálogo, não com violência

A educação é o principal caminho para um futuro melhor para todos os brasileiros. E esse caminho passa pela valorização dos professores. Em junho de 2008, eu assinei a lei do Piso Salarial Profissional Nacional. Minas Gerais, um dos estados mais ricos da federação, não obedecia a essa lei.

Por isso, fiquei muito feliz ao saber que o Governo do Estado de Minas Gerais celebrou um acordo histórico com o sindicato da categoria, estabelecendo o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional para os professores.

Cumprimento o governador Fernando Pimentel, que mesmo recebendo uma situação financeira difícil do governo anterior, conseguiu em cinco meses fazer o que não foi feito em 12 anos pelos tucanos no estado: dialogar e respeitar os educadores mineiros. E cumprimento também o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação em Minas Gerais (SIND-UTE), que depois de muita luta durante os governos tucanos, conseguiu, entre outras conquistas, reajuste salarial expressivo para todo o magistério, inclusive os aposentados, descongelamento da carreira e outras vitórias importantes para a qualidade da educação pública mineira.

Enquanto em alguns estados os governos não dialogam com os professores, o Partido dos Trabalhadores e os partidos aliados em Minas Gerais mostram que é possível avançar tanto na negociação democrática quanto na valorização dos educadores. Educação se constrói com diálogo, não com violência.

Luiz Inácio Lula da Silva”

Da Agência PT 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: